Topo

Ricardo Feltrin

Mais que 7 vidas: Veja 7 dos melhores programas sobre felinos na TV

O adestrador de felinos Jackson Galaxy, do programa "Meu Gato Endiabrado", do Animal Planet - Divulgação
O adestrador de felinos Jackson Galaxy, do programa "Meu Gato Endiabrado", do Animal Planet Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

29/08/2017 07h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Diz a famosa lenda que gatos têm sete vidas.

No entanto, eles têm muito mais que isso em número de programas, documentários e séries na TV. Recentemente, ganharam até um longa-metragem nos cinemas (o documentário turco “Kedi”).

A coluna elegeu hoje 7 programas para quem gosta dos felinos.

São atrações que estão em cartaz esta semana em canais de TV por assinatura, ou que podem ser vistas on demand. Miau. Digo, vamos lá...

Caçadores da África - Quinta, 21h45, NatGeo

O documentário conta a história de Kamuti, uma fêmea de leopardo idosa. Durante uma década ela reinou soberana por uma vasta área no vale de Luangwa, na Zâmbia. Assim como ocorre com humanos, porém, a velha Kamuti também passa a sofrer preconceito e desprezo de felinos mais jovens, que não só roubam sua comida como ocasionalmente também a agridem.

O Encantador de Leões - Domingo, 14h55, NatGeo

A série mostra a saga de Kevin Richardson, mais conhecido como Homem Leão. Com 42 anos, esse sul-africano ama e cuida de leões e outros animais em seu zoológico. O estabelecimento vive por um fio. Kevin sofre com a falta de recursos. Mas os animais parecem reconhecer seu amor por eles: imensos leões se derretem como gatinhos diante de sua presença.

A Revanche das Tigresas - Natgeo (reprises esporádicas) e Fox Play (streaming)

Instigante documentário conta a história de duas tigresas irmãs. Sundai não consegue engravidar. Já Krishnaa tem 3 filhotes graciosos. A sorte de uma causou a revolta da outra. Ambas vivem no parque nacional no Rajastão e se tornaram inimigas. O nível de conspiração e maledicência das duas suplanta o de personagens maléficos de Aguinaldo Silva.

Filhotes Selvagens - Quinta (31), 18h55, Animal Planet

Nesta produção há vários mamíferos e também répteis, mas as estrelas mesmo são felinos. De certa forma, o programa “humaniza” grandes predadores como tigres e leões, que embora sejam vorazes e agressivos quando adultos, são fofinhos e frágeis quando filhotes. Estão sempre na iminência de também serem devorados por outros predadores. Tadinhos.

A Jornada de Um Tigre - Quarta (30), 6h15, NatGeo Wild

Produção do NatGeo acompanha a instável e dura vida de um tigre de bengala em florestas da Índia. A espécie é um dos animais ameaçados de extinção, também conhecido como tigre indiano. Pesando em média 260 quilos, estima-se que haja menos de 500 exemplares  atualmente. Os tigres de bengala são uma das espécies mais territorialistas da natureza.

A Alma dos Felinos - NatGeo Wild e Fox Play

Casal de sul-africanos se especializou em filmar felinos gigantescos, e de forma temerária. Os Joubert, como são conhecidos, passaram 35 anos estudando esses bichos e demonstram que gatos caseiros continuam tendo uma alma tão selvagem quanto a de um leopardo. É essa alma que eles exercitam quando capturam um passarinho ou um rato, por exemplo. Mas eles querem mais. Se você tem gatos, nunca mais vai dormir sossegado depois desse programa.

Meu Gato Endiabrado - Animal Planet, Quarta (30), 0h

É um programa fascinante seja para amantes dos gatos ou não. É apresentado por Jackson Galaxy, um especialista em comportamento felino, que enfrenta com graça e doma com sucesso os bichanos mais arrogantes, prepotentes, grosseiros e aterrorizantes dos Estados Unidos. Ok, muitas vezes ele volta para casa todo arranhado e até sangrando, mas mesmo assim quase sempre consegue levar a paz de volta às famílias que vivem com gatos.

Leia também

Truques, ideias e boa informação: veja 6 programas muito úteis da TV paga 

Globosat lança em outubro novo canal infantil: o Gloobinho

 

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops!