Topo

Ricardo Feltrin

Após 1 ano, Programa do Porchat perdeu 94% dos embates contra SBT

Chitãozinho e Xororó participam do "Programa do Porchat", na Record - Antonio Chahestian/Record TV
Chitãozinho e Xororó participam do "Programa do Porchat", na Record Imagem: Antonio Chahestian/Record TV

Colunista do UOL

25/08/2017 06h03Atualizada em 25/08/2017 06h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um ano após a estreia, o “Programa do Porchat” ainda luta contra a falta de hábito do telespectador da Record, que nunca teve esse tipo de atração noturna. Isso lhe rende pouca audiência até o momento.

Na Grande SP, desde que estreou em 24 de agosto do ano passado, o talk-show perdeu em 94% dos confrontos para o SBT. Foram apenas 10 vitórias em 171 embates.

O programa obteve o primeiro lugar isolado uma vez (na estreia), ficou em segundo em nove noites e foi terceiro colocado por 123 vezes.

Em 38 ocasiões chegou a amargar o quarto lugar, perdendo para o “Masterchef” da Band, por exemplo.

Aparentemente um dos principais problemas do programa da Record é o fato de enfrentar os mais variados competidores e estilos de atrações do SBT durante sua exibição.

Na verdade são quatro rivais distintos: Ratinho, Patrícia Abravanel, Carlos Alberto de Nóbrega e Danilo Gentili. Sem falar no "Masterchef" da Band.

Contra Ratinho o embate atualmente ocorre às quartas e o apresentador do SBT sempre levou a melhor.

Já contra o rival Danilo Gentili, Porchat perde na média (desde a estreia) por 3,5 x 5,3 pontos.

Porchat também enfrenta o “Máquina da Fama”, que o venceu em 44 dos 48 embates (média de 5,2 x 4,0 pontos).

Por fim ainda vai ao ar uma vez por semana simultaneamente ao veterano “A Praça é Nossa”, atração a qual o talk show também nunca venceu. É a maior diferença, inclusive: SBT 8,2 pontos x 4,6 Record.

NO PNT 

Cabe lembrar  que, a despeito dessa briga entre segundo e terceiro colocados, a Globo segue líder com folga com quase 10 pontos de média em SP, onde cada ponto vale por 70,5 mil domicílios, segundo a Kantar Ibope Media.

Na média do Painel Nacional de Televisão, onde cada ponto vale por cerca de 240 mil domicílios sintonizados, o “Programa do Porchat” ficou em 4º lugar 32 vezes; foi terceiro colocado 130 vezes e foi vice-líder 7 vezes.

Vale dizer que a Record não parece preocupada com a performance numérica do humorista, ator e entrevistador, já que acaba de renovar seu contrato por mais dois anos.

Leia Mais

Record renova com Fábio Porchat até final de 2019

TVs abertas e por assinatura ainda dão 'traço' de ibope em celulares

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops!