Topo

Ricardo Feltrin

Em uma década, Globo perde sintonia de 1 em cada 4 TVs ligadas do país

Cena de "A Força do Querer"; novelas foram um dos produtos que perderam público na última década  - Estevam Avellar/TV Globo
Cena de "A Força do Querer"; novelas foram um dos produtos que perderam público na última década Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

Colunista do UOL

13/08/2017 07h42Atualizada em 13/08/2017 09h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Apesar da internet, das redes sociais e do streaming, o consumo de TV --aberta e paga-- no Brasil continua viçoso.

Levantamento exclusivo obtido pela coluna mostra que na última década o volume de TVs ligadas cresceu quase 11%, segundo dados consolidados de audiência da Kantar Ibope.

O estudo que relato a seguir não é sobre pontos de audiência, mas sobre o share --a participação de cada emissora no universo de TVs ligadas. Ele foi feito nas principais regiões metropolitanas do país na faixa horária das 7h à 0h.

Esse é o chamado “horário comercial” da TV, onde se concentram quase todos os gastos publicitários. Trata-se da média entre janeiro e julho de cada ano.

Vamos aos números:

Em 2007 havia 42,2% de TVs ligadas (share). Este ano esse índice já subiu para 46,5% --um crescimento de 11%.

Houve crescimento na porcentagem de TVs ligadas, mas de forma geral nenhuma TV aberta lucrou com isso. Pelo contrário.

A Globo, por exemplo, desde 2007, perdeu cerca de 24% da participação. Ou seja, dos aparelhos de TV ligados no país nessa faixa horária, a emissora perdeu mais ou menos um em cada quatro.

Em números: a Globo tinha em 2007 48,2% de share das 7h à 0h. Hoje ela tem 36,6%

Apesar dessa perda, é bom lembrar que a emissora da família Marinho ainda continua confortavelmente em primeiro lugar tanto em share como em número de pontos, em todas as principais regiões metropolitanas do país.

Ou seja, não há curto ou médio prazo nenhuma possibilidade dela perder a histórica hegemonia para alguma concorrente.

O SBT também perdeu público. Caiu de um share de 15,3% no primeiro semestre de 2007 para 13,5% este ano.

A Record ganhou, mas muito pouco: cerca de 3% (na verdade, 2,7%): foi de 14,7% de share em 2007 para 15,1% este ano.

A Band também perdeu: de cerca de 4,7% para 3,7%.

Não está incluído acima a porcentagem de pessoas que sintoniza as TVs meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Nenhuma emissora divulga esses dados. Porém, sabe-se que esse índice ainda e irrelevante, conforme esta coluna noticiou com exclusividade em dezembro passado.

ENTÃO QUEM GANHOU?

O leitor deve estar se perguntando: como é possível que tenha aumentado o número (%) de TVs ligadas nos domicílios brasileiros e quase todas as TVs caíram?

A resposta é: TV paga.

Foram os canais por assinatura que dispararam no consumo geral de TV na última década.

Dispararam, aliás, é a palavra correta: de 2007 a 2017 a % de TVs ligadas sintonizadas em canais por assinatura cresceu  256%

Esses canais representavam 8,2% de share em 2007. Mas este ano eles são 20,5%. Ou seja, hoje uma em cada 5 TVs ligadas está sintonizada em algum canal pago.

Embora o crescimento seja enorme, é bom lembrar que o share dos canais pagos já foi bem maior: três anos atrás, em 2014, eles estavam em 25% das TVs ligadas.

Leia também

Canais abertos e pagos dão "traço de audiência" em celulares e tablets 

Dez programas bobos exibidos na TV por assinatura; sugira outros

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops!