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Ricardo Feltrin

Simba contrata ex-presidente da Sky para retomar negociação com operadoras

Silvio Santos (SBT), Edir Macedo (Record) e Marcelo Carvalho e Amilcare Dallevo, da Rede TV!, que formam a Simba - Divulgação
Silvio Santos (SBT), Edir Macedo (Record) e Marcelo Carvalho e Amilcare Dallevo, da Rede TV!, que formam a Simba Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

23/05/2017 09h50Atualizada em 23/05/2017 10h02

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Ricardo Miranda Silva, ex-presidente da Sky, foi contratado pela joint-venture Simba, que representa Record, SBT e RedeTV!

Conforme esta coluna antecipou no último dia 15, a contratação de alguém ligado ao setor era dada como certa --uma tentativa da Simba de retomada de diálogo com as operadoras, interrompido nas últimas semanas.

O CEO da Simba, Marco Gonçalves, é oriundo do setor bancário e não tinha experiência no setor. Ele será mantido no cargo, porém deve ficar fora das negociações diretas.

Miranda Silva será o novo “consultor de negociação. Ele trabalhou na Sky entre o final dos anos 90 e início dos 2000.

A Simba trava um embate corporativo que culminou no corte dos sinais das três emissoras abertas da TV por assinatura nas maiores operadoras em São Paulo e Distrito Federal.

Com isso a audiência das TVs desabou de 10% a 40%, dependendo do horário. Apesar de uma breve recuperação (muita gente comprando antenas digitais ou instalando antenas coletivas de prédios e condomínios), a perda de público para as TVs ainda é relevante.

A Simba começou a negociação exigindo ser remunerada pela cessão dos sinais digitais das três TVs que ela representa. As operadoras, porém, disseram não e estão, aparentemente, irredutíveis.

A joint-venture então radicalizou e cortou os sinais. A Simba cometeu dois grandes erros: depois de não admitir que passou quase 25 anos ignorando completamente a TV paga no Brasil, decidiu cortar os sinais em meio à negociação e perdeu um público de maior poder aquisitivo.

@feltrinoficial