Em negociação, canais da Simba oferecem "caminhão" de mídia às operadoras
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Engana-se quem pensa que a negociação dos últimos dias entre Record, SBT e RedeTV! (por meio da Simba) e as operadoras se limita apenas às TVs fazendo exigências financeiras por seus sinais HD e, às operadoras, apenas aquiescer ou recusar.
A negociação é bem mais complexa e não se poderia esperar outra coisa de um negócio que pode movimentar centenas de milhões de reais anuais a partir deste ano.
Recapitulando: Record, SBT e RedeTV! querem ser remuneradas pela cessão de seus sinais HD às operadoras, que sempre incluíram esses canais em todos os seus pacotes sem qualquer contrapartida. As operadoras, que já remuneram Globo e Band, não querem mais esse gasto milionário. Com o fim do sinal analógico, a regra permite a todos os canais negociar seus sinais.
O impasse durante as negociações levou essas três emissoras na última quinta-feira a bloquear seus sinais para operadoras como Sky e Net, as maiores do país, prejudicando milhões de assinantes na Grande SP.
Para tentar atrair as operadoras de volta à mesa, a Simba estaria oferecendo às operadoras um verdadeiro “caminhão de mídia”, segundo apurou a coluna neste domingo.
Ou seja, os canais querem ser remunerados, mas também oferecem às operadoras o que têm de mais valioso: o caríssimo espaço publicitário na TV aberta. Em outras palavra, visibilidade e mercado.
Então é possível que, depois de um começo intransigente dos dois lados, as negociações avancem esta semana.
Desde quinta-feira, quando começou a era 100% digital e os sinais HD dos canais da Simba foram cortados das operadoras na Grande São Paulo, as tratativas ao menos “andaram” com a Net, segundo fontes ouvidas pela coluna neste fim de semana.
Além da Vivo, única operadora que ainda transmite os três canais na Grande SP (embora ainda não tenha fechado acordo definitivo), a Net agora também está a propensa a conversar com os canais.
A operadora gasta dezenas de milhões de reais por ano em propaganda na TV. Por que não fazer uma permuta?
Das operadoras, a única ainda resistente inclusive a novas conversas com a Simba, até este domingo, é a Sky.
Face, twitter, instagram: @feltrinoficial
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.