Topo

Ricardo Feltrin

"Apagão" dos canais da Simba atingiu cerca de 16 milhões de pessoas em SP

Sinais de Record, RedeTV e SBT "apagaram" para cerca de 16 milhões de pessoas na Grande SP - Getty Images/iStockphoto
Sinais de Record, RedeTV e SBT "apagaram" para cerca de 16 milhões de pessoas na Grande SP Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colunista do UOL

02/04/2017 17h50Atualizada em 02/04/2017 17h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A interrupção da transmissão dos canais Record, SBT e RedeTV! na madrugada de quinta-feira em São Paulo atingiu de 15 a 16 milhões de pessoas, segundo o levantamento mais detalhado feito até hoje dos dados das operadoras.

Até agora a imprensa (esta coluna inclusa) só podia fazer estimativas do número de assinantes de TV nas cerca de 40 cidades da Grande São Paulo de duas formas: ou estimar em cima do do número de assinantes no Estado (dado público) ou a partir da perspectiva de “penetração” dessa mídia junto à população.

A coluna porém obteve dados exclusivos de assinantes oficiais das operadoras na Grande SP. São cerca de 4 milhões. Isso representa, segundo a medição da Kantar Ibope, cerca de 13,2 milhões de pessoas na região (3,3 pessoas por domicílio).

O que essa conta omite é que o “apagão” da Simba também chegou a milhões de domicílios com sinal pirateado, ilegal.

Dados de 2015 da ABTA (Associação Brasileira de TVs por Assinatura) estimavam em cerca de 4,5 milhões o número de pontos piratas no país. De lá para cá a crise econômica e a pirataria não esmoreceram, de forma que não é incorreto pensar que hoje esse número é ainda maior. 

Ainda assim, vamos usá-lo para uma estimativa conservadora de que a Grande SP tem pelo menos 1 milhão de pontos ilegais de TV. Nesse caso isso soma outros 3,3 milhões de habitantes aos 13,2 milhões que perderam Record, SBT e RedeTV! de forma legalizada.

Além disso, o fim do sinal analógico (e da transmissão dos canais Simba) ultrapassou em alguns casos as “franjas” da Grande São Paulo, inclusive levando o bloqueio ate para cidades fora de SP, como Jundiaí etc.

Então temos cerca de 16 milhões de pessoas afetadas, na mais próxima estimativa.

face, twitter, instagram: @feltrinoficial