Topo

Ricardo Feltrin

Com parceria internacional, Marcelo Tas enfim lança canal no You Tube

A Princesa Caroço, de "A Hora da Aventura", assistente de produção de Marcelo Tas no "Papo Animado", no Cartoon - Divulgação
A Princesa Caroço, de "A Hora da Aventura", assistente de produção de Marcelo Tas no "Papo Animado", no Cartoon Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

08/02/2017 10h13Atualizada em 08/02/2017 10h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para um artista e jornalista que foi pioneiro em uso de tecnologia e das multiplataformas, Marcelo Tas até que demorou bastante para chegar ao You Tube. Na verdade foram uns dez anos de demora.

Mas o canal de Tas vai finalmente será lançado no próximo dia 15 de março: vai se chamar  Descomplicado. Terá vídeos curtos e ágeis destinados e explicar basicamente tecnologia e o funcionamento das coisas, tanto as simples como as mais complexas.

Marcelo Tristão Athayde de Souza, 57 anos, é engenheiro civil de formação e como apresentador ou personagem (Ernesto Varela) já passou por Gazeta, Globo, Record, Band, Cartoon e atualmente comanda o “Papo de Segunda”, nop GNT.

A ideia do novo canal de Tas é explicar como funcionam coisas como, por exemplo, o carro sem motorista, ou um corretor ortográfico do nosso computador, ou outros tipos de ferramentas que nós usamos o tempo todo e muitas vezes nem percebemos.

Diferentemente da maioria absoluta dos concorrentes em broadcast, o novo “youtuber” Marcelo Tas estreia com um parceiro internacional. A empresa Udacity, do gênio da tecnologia Sebastian Thrun, gostou e entrou no projeto do canal com o brasileiro.

Thrun é diretor da Standard Artificial Intelligence Laboratory e professor da Standford University. É também um dos inventores do carro sem motorista hoje já em uso pelo Google em alguns países.

Tas o encontrou meses atrás no Vale do Silício e dali surgiu a parceria.

Além do próprio canal no You Tube, no mesmo dia 15 de março próximo o personagem mais famoso já criado por Tas, uma espécie de seu alter-ego, também ganhará seu primeiro canal no You Tube: Ernesto Varela (leia mais aqui).

@feltrinoficial