Topo

Ricardo Feltrin

Na TV, jornalismo da Globo é preferido por 85% dos executivos, diz pesquisa

William Bonner apresenta o "JN"; jornalismo da Globo é o preferido por quase 86% dos executivos - Reprodução/TV Globo
William Bonner apresenta o "JN"; jornalismo da Globo é o preferido por quase 86% dos executivos
Imagem: Reprodução/TV Globo

04/01/2017 17h40Atualizada em 04/01/2017 17h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma pesquisa realizada junto a cerca de 800 executivos das mais diversas áreas, de todo o Brasil, apontou que a maioria absoluta tem a Globo como primeira opção de noticiário entre todas as TVs (abertas ou pagas).

A pesquisa chamada “Confiabilidade de Mídia” foi realizada  no passado, uma parceria entre a CDN, conglomerado de comunicação, e a Ideia Inteligência. Apesar de ter sido apurada entre fevereiro e março, só agora seus dados foram obtidos pela coluna (com exclusividade).

O estudo mostrou que 85,7% dos executivos pesquisados elegem a TV Globo como canal preferido para obter informações; o Grupo Globo também ganhou a segunda posição, já que  47,2% dos entrevistados apontaram que a Globonews  seria a segunda opção de noticiário.

Como terceira opção jornalística foi apontada a Record (39,3%); em quarto ficou  Band (35%), seguida de seu filhote  Bandnews (21%).

O SBT, emissora que nunca teve uma tradição forte jornalismo, é apenas a sexta alternativa de informação para os executivos (11,8%).

LEITÃO E BOECHAT

A pesquisa também procurou saber quem são os colunistas mais lidos ou acompanhados pelos executivos: em primeiro lugar ficou Miriam Leitão (Globo e Globonews): 18,5% disseram acompanhar seu trabalho. Em segundo ficou Ricardo Boechat (Band e Bandnews FM), com 18% de acompanhamento.

É importante lembrar que o resultado dessa pesquisa não reflete o gosto popular, uma vez que o universo pesquisado aborda um nicho específico, que é o empresarial.

Essa pesquisa é usada pela CDN na elaboração de um Índice de Qualidade de Exposição na Mídia --criado pela agência para  avaliar a exposição dos clientes na imprensa e em mídias sociais.

@fetrinoficial