Topo

Ricardo Feltrin

"Bicho-papão" da Record, Ratinho derrota a rival em 76% dos confrontos

Ratinho se fantasia de Mazzaropi em seu programa noturno, eterno algoz da Record - Lourival Ribeiro/SBT
Ratinho se fantasia de Mazzaropi em seu programa noturno, eterno algoz da Record Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

04/11/2016 11h52Atualizada em 04/11/2016 12h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Record está mexendo em sua grade por causa dele. Xuxa nunca esteve feliz nas noites de segunda porque quase sempre perdia para ele no ibope. Geraldo Luís, por sua vez, disse à direção da emissora que não quer fazer programa diário porque tem “medo de morrer”, mas, nos corredores, ironiza-se que seu temor é outro e tem nome, sobrenome e apelido: Carlos Massa, o Ratinho.

Aos 60 anos, Ratinho tem hoje uma das melhores audiências do SBT e também virou um verdadeiro “bicho-papão” para a Record, Com exceção de Gugu Liberato, ele vence  praticamente todos os programas que a emissora do bispo Edir Macedo colocou para enfrentá-lo.

Durante a semana Ratinho disputa e derrota nada menos  que seis programas diferentes da Record. A saber (médias em SP em outubro de 2016):

Ele vence o “Jornal da Record” (9,8 x 9,4);
Derrota  Xuxa (9,4 x 6,2);
Bate Fábio Porchat (6,6 x 5,9)
Deixa longe o seriado “ A Bíblia” (10,0 x 7,2);
Ignora o jornalístico “Câmera Record” (10,2 x 7,5);
E tornou freguês a sessão de filmes “Super Tela” (10,7 x 7,6)

Na média do ano, Ratinho ganha por 9 pontos a 8 na Grande SP (onde cada ponto vale por 69 mil domicílios).

Claro, a Globo ainda é líder com folga, mas não deixa de ser um feito para o SBT já que Ratinho também enfrenta diariamente as novelas campeãs de audiência da 1ª colocada.

Nos confrontos acumulados do ano, ele foi ao ar 215 vezes e venceu a programação da Record em 164 ocasiões. Ou seja, 76,3% de vitórias sobre a concorrente.

O único artista da Record que ainda vence Ratinho atualmente é Gugu Liberato (9,13 x 8,04).

SUCESSO DE VENDAS

Além de ser um dos únicos apresentadores --ao lado do patrão Silvio Santos-- a conseguir registrar dois dígitos de média de audiência, o programa noturno de Ratinho é hoje um dos maiores faturamentos da emissora.

Ex-palhaço de circo e hoje empresário, Ratinho atrai para seus intervalos propagandas e ações de merchandising anunciantes que são absolutamente exclusivos: empresas que só investem  no programa dele.

Bem-sucedido, bilionário, familiar, famoso, porém sempre longe de polêmicas na vida pessoal, Ratinho trabalha hoje em sistema de parceria com o SBT: ou seja, todas as receitas e despesas do programa são divididas entre ele e a emissora.

A estimativa é que ganhe cerca de R$ 2,5 milhões mensais só no SBT, o que faz dele um dos apresentadores mais bem pagos do país.

Mas ele ainda tem dezenas de outros negócios milionários, como emissoras de TV e rádio, produtos agrícolas, cabeças de gado e até uma marca artesanal e bem-sucedida de cachaça.

Ratinho também é hoje o terceiro apresentador que mais faz ações de merchandising no Brasil, conforme esta coluna informou com exclusividade na última terça-feira

twitter - @feltrinoficial