Topo

TV paga perde 67 mil assinantes por mês; Claro HDTV desaba 20%

Neymar e Gisele Bündchen fazem propaganda para Claro TV e Sky, respectivamente - Montagem
Neymar e Gisele Bündchen fazem propaganda para Claro TV e Sky, respectivamente Imagem: Montagem

02/02/2016 08h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se depender da tendência do consumidor, as operadoras de TV por assinatura no Brasil precisam começar a se preocupar, e muito. Dados consolidados do setor, divulgados pela Anatel, mostram que a TV paga está perdendo em média 67 mil assinantes por mês.

Embora entidades como Anatel divulguem que, no ano passado, o setor perdeu "apenas" 500 mil assinantes, esse número não reflete de fato a queda real. Isso porque a Agência federal divulga a medição dezembro 2014 - dezembro 2015.

O problema é que um mês antes desse período medido (ou seja, novembro de 2014) foram cancelados quase 400 mil pacotes no país, conforme informou à época com exclusividade o site Notícias da TV, no UOL.

MERCADO EM QUEDA

De todas as operadoras, a Claro HDTV foi a que mais perdeu clientes no ano passado. Segundo a Anatel, a empresa perdeu cerca de 650 mil assinantes em 12 meses, ou 20% de toda sua clientela.

A Sky também não vai bem das pernas: perdeu 200 mil assinantes (-3,6%). A Oi também viu a fuga de outros 134 mil clientes (-10,4% da carteira).

As únicas operadoras que registraram aumento de assinaturas no ano passado foram a Net (365 mil assinantes = +5,3%); a GVT (agora Vivo TV) ganhou 121 mil clientes ou +13,7%.