Topo

Globo se arma contra 2ª fase de "Os Dez Mandamentos", em março

Sidney Sampaio (Josué) e Guilherme Winter (Moisés) em cena de "Os Dez Mandamentos" - Divulgação/Record
Sidney Sampaio (Josué) e Guilherme Winter (Moisés) em cena de "Os Dez Mandamentos" Imagem: Divulgação/Record

30/01/2016 09h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Globo já estuda mudanças sua grade de programação em horário nobre, a partir de março, quando a Record deve colocar no ar a 2ª fase de “Os Dez Mandamentos”.

Nessa fase serão cerca de 60 capítulos, que farão a “ponte” entre a história já contada no ano passado, e a chegada dos hebreus à antiga Palestina --ambas contidas no livro “Êxodo”, da Bíblia (ou a Torah judaica).

Entre as mudanças estudadas pela Globo estariam: 1) o prolongamento em alguns minutos das novelas das 18h e das 19h, assim como dos telejornais locais, para que a próxima novela das 21h30, "Velho Chico" evite bater diretamente com a novela bíblica; 2) a exibição de matérias especiais, se possível bombásticas, no “Jornal Nacional”, para segurar o público do telejornal (e da Globo); 3) também vem sendo estudado um possível prolongamento de “A Regra do Jogo” em alguns dias, para que a estreia de “Velho Chico” não coincida com a estreia de “Os Dez Mandamentos - parte 2”.

A Globo acha que nessa disputa só tem a perder, uma vez que sua imagem, para ficar na metáfora bíblica, é a de "Golias", enquanto a Record posa de pequeno Davi.

Dessa vez, a emissora carioca quer estar preparada e evitar surpresas com as novas novelas da Record.

Do outro lado do ringue

Do lado da Record também há  estratégias em estudo: a emissora quer saber exatamente quando “A Regra do Jogo” terminará para jogar “Dez Mandamentos 2” para concorrer diretamente com o início de “Velho Chico”, de Benedito Ruy Barbosa.

Isso porque as médias de ibope de “A Regra” subiram bastante desde que a novela bíblica acabou, em novembro do ano passado. Hoje a novela das 21h30 vem dando mais de 30 pontos de audiência, e a Record acha difícil, não atrair público para “Dez Mandamentos - parte 2”, mas retirar audiência da fase final de “A Regra”.

De qualquer forma, o telespectador terá, além de novos programas, uma verdadeira batalha entre Globo e Record a partir de março, e em pleno horário nobre.