Gasto com publicidade salta 33% em cinco anos, diz Ibope
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O total de gastos de empresas com publicidade na Grande São Paulo cresceu 33% entre 2010 e 2014.
O volume de dinheiro no setor passou dos R$ 23 bilhões para R$ 30 bilhões. Desse total, 58% foram abocanhados pela TV aberta, e a Globo teria ficado com pelo menos 80% desse montante.
A estimativa é que a publicidade em todo o país, em 2014, tenha ficado na casa dos R$ 40 bilhões. Ou seja, São Paulo concentra 75% da publicidade nacional.
Os números acima explicam em parte porque os programas da TV só se importam praticamente com a audiência que obtêm em São Paulo, e não no restante do país.
Muitos leitores costumam protestar (no sistema de comentários) que acham isso injusto, que não é certo dar os resultados apenas de São Paulo, já que existem outras 14 regiões metropolitanas sendo mensuradas Brasil afora.
É verdade, mas com 75% do dinheiro em apenas uma região, é natural que ela seja a mais importante para os anunciantes. E põe importante nisso.
Das mais de 40 praças analisadas no estudo, São Paulo foi a que registrou maior aumento.
Jornais e rádios dividiram os outros 40% (31% para o primeiro). O restante foi dividido entre internet e TV paga.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.