Topo

Diana também é ícone na TV e no cinema

31/08/2022 14h08

Redação Central, 30 ago (EFE).- A princesa Diana, cuja morte completa 25 anos nesta quarta-feira, tornou-se um ícone que deu origem a inúmeras ficções e documentários focados em sua personagem popular, seu papel controverso na família real britânica, seu trabalho humanitário e sua vida amorosa.

Muitos dos filmes e séries que contaram a vida da "princesa do povo" foram ou ainda são sucesso. Um exemplo é o filme "A Rainha", de 2006, no qual, sem aparecer de fato, Diana ocupa o centro da trama quando são abordados os dias após sua trágica morte, em um acidente de trânsito, a partir da perspectiva do entorno de Elizabeth II.

No filme "Spencer" (2021), a atriz Kristen Stewart recebeu muitos elogios por interpretar Lady Di em um episódio crucial para a monarquia inglesa: o fim de semana em que Diana decide terminar seu casamento.

O magnetismo da princesa, que se destacou por sua inusitada naturalidade diante das câmeras, tem se refletido em séries como "The Crown" (2016), onde a história da dinastia Windsor dá amplo espaço para Diana, cujo papel foi interpretado por duas atrizes em temporadas distintas.

ENCARNADA POR VÁRIAS ATRIZES.

A britânica Emma Corrin, que ganhou o Globo de Ouro em 2020 por interpretar uma jovem Lady Di na quarta temporada da série, foi sucedida na quinta - que estreará em novembro - pela australiana Elizabeth Debicki, cujas primeiras imagens da transformação para encarnar Diana foram amplamente divulgadas.

O papel de Lady Di também foi interpretado por atrizes como Naomi Watts, que em "Diana" (2013) contou os dois últimos anos de vida da princesa e sua relação com o magnata Dodi Al Fayed, e Nicola Formby, cuja interpretação na minissérie da CBS "As Mulheres de Windsor" (1992) surpreendeu por sua semelhança com a realidade.

Propostas mais extravagantes também abordaram a princesa de Gales, como "Diana: o musical", que recebeu críticas desfavoráveis, assim como o filme distópico "King Charles III", adaptado de uma peça teatral e no qual um "fantasma" de Lady Di faz duas aparições.

DOCUMENTÁRIOS.

Da mesma forma, Diana tem sido tema de numerosos documentários: especialmente aqueles que aprofundam as circunstâncias do acidente de trânsito fatal, cercados de obscurantismo, teorias da conspiração e "fake news".

Um exemplo disso é "The Princess" (2022), um recente documentário que conta a perseguição da imprensa a Diana após o divórcio. Outro é a minissérie "The Diana Investigations" (2022), que explora três linhas alternativas à versão oficial de sua morte, incluindo a de que foi uma morte provocada, como alega o empresário Mohamad Al Fayed, pai de Dodi Al Fayed.

Há ainda documentários que aprofundam sua faceta de mulher e mãe solidária, como "Diana" (2012), que relembra sua importância como personalidade do século XX com entrevistas e imagens de arquivo, ou ""Diana, a nossa mãe: a sua vida e legado" (2017), que fala através de seus filhos, os príncipes William e Harry, e de sua participação em trabalhos de caridade. EFE