Topo

Oscar voltará a entregar todos os prêmios durante a cerimônia

16/08/2022 21h44

Los Angeles (EUA), 16 ago (EFE).- O Oscar voltará a anunciar os vencedores de todos os prêmios durante a cerimônia, deixando assim de entregar as estatuetas para as categorias técnicas uma hora antes da transmissão ao vivo.

O novo CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Bill Kramer, disse ao site oficial da instituição que "amaria ver todas as disciplinas artísticas e científicas sendo honradas durante a cerimônia".

"Precisamos produzir um Oscar que celebre o trabalho colaborativo da indústria", acrescentou.

Na última edição da premiação, das 23 categorias que compõem o Oscar, oito foram anunciadas antes do início da cerimônia, enquanto o tapete vermelho terminava e a grande maioria dos convidados ainda não havia se sentado no Dolby Theatre, em Los Angeles.

Em seguida, durante a transmissão, foi exibido um resumo com as reações e os discursos editados dos vencedores.

As categorias afetadas foram melhor montagem, melhor trilha sonora original, melhor documentário curta-metragem, melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem em live-action, melhor som, melhor maquiagem e penteados, e melhor figurino.

Essa decisão irritou muitos, e organizações sindicais representando editores, músicos e engenheiros de som propuseram organizar um boicote e que os indicados rejeitassem o convite para a cerimônia.

Em 2018, a Academia já havia anunciado sua intenção de retirar os prêmios técnicos da cerimônia e entregá-los durante o intervalo comercial, mas desistiu após a rejeição da comunidade cinéfila.

Outros prêmios, como o Grammy e o Grammy Latino, entregam a maioria dos prêmios em uma cerimônia anterior que não é transmitida pela televisão, embora seu caso seja mais justificado por terem quase uma centena de categorias (várias para cada estilo musical) comparadas às 23 do Oscar. EFE