Topo

Arquiteto que projetou Barcelona para jogos de 1992 morre aos 95 anos

01/12/2021 06h38

Barcelona, 30 nov (EFE).- O arquiteto espanhol Oriol Bohigas, um dos principais impulsionadores do planejamento urbano moderno de Barcelona, projetado antes dos Jogos Olímpicos de 1992, morreu nesta terça-feira aos 95 anos de idade.

Bohigas foi diagnosticado com Mal de Parkinson em 2015 e desde então o seu estado de saúde foi piorando com o passar do tempo.

Em um trabalho feito para a prefeitura de Barcelona, o arquiteto redesenhou o espaço urbano da cidade, que havia sofrido uma expansão caótica durante o período pós-guerra.

Com os arquitetos Josep Maria Martorell e David Mackay, ele formou o escritório de arquitetura MBM Arquitectes, que nos últimos 45 anos concluiu mais de 500 projetos de arquitetura, planejamento urbano e design.

Durante sua vida, Bohigas também esteve intimamente ligado ao mundo da cultura, e foi membro fundador do grupo editorial Edicions 62, presidente da Fundació e presidente do Ateneu Barcelonés, além de ser um membro proeminente da 'Gauche Divine' de Barcelona nos anos 60. EFE