Topo

Após semanas de repouso, rainha Elizabeth voltará a comparecer a ato público

Rainha Elizabeth 2ª cancelou presença em eventos por orientação médica, incluindo a COP26 - Yui Mok - WPA Pool/Getty Images
Rainha Elizabeth 2ª cancelou presença em eventos por orientação médica, incluindo a COP26 Imagem: Yui Mok - WPA Pool/Getty Images

Em Londres

12/11/2021 07h58

A rainha Elizabeth 2ª, de 95 anos, comparecerá neste fim de semana a um ato em lembrança aos mortos na 1ª Guerra Mundial, sua primeira aparição pública desde que foi internada há três semanas.

A soberana britânica tem descansado desde então por recomendação médica e cancelou a sua participação na COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), em Glasgow.

Na noite de 20 de outubro, a monarca foi internada no hospital privado King Edward 6º, em Londres, onde se submeteu a exames médicos para uma doença cujos detalhes não foram divulgados.

O Palácio de Buckingham, residência oficial de Elizabeth 2ª, confirmou ontem que a chefe de Estado britânica estará presente na cerimônia anual do Dia da Memória, no domingo.

"Assim como nos anos anteriores, Sua Majestade observará a cerimônia a partir da varanda do edifício do Ministério das Relações Exteriores", em frente ao monumento Cenotáfio, na Avenida Whitehall, em Londres.

A rainha, no entanto, não comparecerá ao serviço memorial agendado para a próxima terça-feira (16).

Na semana passada, a rainha voltou à sua residência no Castelo de Windsor, a oeste de Londres, depois de passar o fim de semana em sua propriedade rural em Sandringham, no leste de Inglaterra.

A imprensa britânica publicou fotografias de Elizabeth 2ª dirigindo um Jaguar perto de Windsor, usando óculos de sol e um lenço de cabeça.

Após os médicos recomendarem o repouso, a monarca limitou os seus compromissos oficiais ao "trabalho leve" da sua residência, segundo o Palácio.