Topo

Quadro de Van Gogh que não é exibido há um século será leiloado

24/02/2021 23h27

Paris, 24 fev (EFE).- Um quadro de Vincent Van Gogh que não é exibido em público há um século será leiloado em março, com um preço de venda estimado entre 5 milhões e 8 milhões de euros, anunciaram nesta quarta-feira as casas de leilões Sotheby's e Mirabaud Mercier.

A obra "Cena de Rua em Montmartre" foi pintada em 1887, durante o período que Van Gogh passou em Paris, e mostra um casal passeando pela colina de Montmartre.

Esta pintura, que permaneceu em uma coleção particular francesa durante um século e não foi visto em público desde então, será a estrela do leilão de arte impressionista que ambas as casas realizarão em Paris no dia 25 de março.

A venda poderá ser acompanhada a partir de qualquer sede da Sotheby's pelo mundo e também por telefone e internet.

O quadro faz parte de uma série de obras que o artista holandês fez sobre Moulin de la Galette, um moinho em Montmartre, e sempre esteve nas mãos de uma família de colecionadores que preferiram permanecer anônimos.

Sobre o percurso do quadro desde que foi pintado, em 1887, o curador da venda, Fabien Mirabaud, explicou que acredita-se que a obra "foi mantida por Théo, seu irmão, que passou por alguns intermediários desconhecidos e que antes de 1920 já estava nas mãos desta família".

Os especialistas envolvidos na venda estão confiantes de que o preço inicial estimado será atingido, o que é inferior, por exemplo, ao de uma paisagem campestre vendida na Holanda por 15 milhões de euros em 2020.

"Esta é uma pintura revolucionária porque incorpora cores claras e pigmentos vivos na obra de Van Gogh", disse Etienne Hellman, especialista do departamento de Arte Moderna e Impressionismo da Sotheby's.

A especialista Aurélie Vandevoorde afirmou na apresentação da obra que "nesta pintura o artista recupera a tradição da paisagem holandesa" utilizada para pintar Montmartre, bairro de artistas.