Topo

Príncipe William lança prêmio global milionário por ideias criativas pelo meio ambiente

O prêmio lançado pelo ambientalista e apresentador David Attenborough e pelo Príncipe William - EARTHSHOT
O prêmio lançado pelo ambientalista e apresentador David Attenborough e pelo Príncipe William Imagem: EARTHSHOT

Justin Rowlatt - Repórter de meio ambiente da BBC News

08/10/2020 10h13

O segundo na linha de sucessão ao trono lançou o prêmio que promete ser o maior já dado para iniciativas ambientais.

O Príncipe William e o ambientalista britânico e apresentador David Attenborough lançaram hoje o que esperam se tornar o "Prêmio Nobel de Ambientalismo".

O prêmio busca 50 soluções para os problemas ambientais mais graves do mundo.

A promessa é conceder 50 milhões de libras (mais de R$ 360 milhões) ao longo de uma década. Isso faz do Prêmio Earthshot, como ele foi batizado, o maior prêmio ambiental de todos os tempos.

A palavra Earthshot é uma brincadeira com a expressão "Moonshot", que em inglês significa lançar uma espaçonave para a Lua — mas também é uma analogia para quando alguém tenta realizar algo muito difícil. No prêmio, a palavra "Moon" (Lua) foi trocada por "Terra" (Earth).

O príncipe disse que quer que o planeta seja entregue às gerações futuras "em um estado melhor do que o encontrado pela geração dele".

Ele também falou que qualquer um pode ganhar o prêmio, e fez um apelo para que "pessoas incríveis" criem "projetos inovadores brilhantes".

Em entrevista à BBC, o príncipe William disse que o lançamento do novo prêmio marca o momento em que ele assume a liderança da campanha ambiental de seu pai, o príncipe Charles, que sempre foi conhecido por suas posições ambientalistas.

"Sinto que agora é minha responsabilidade", disse.

"Ele falou sobre isso durante muito tempo e muito antes de as pessoas darem atenção para mudanças climáticas. Então, eu sempre ouvi, aprendi e acreditei no que ele dizia."

"Acho que atualmente, louco seria quem não acredita nas mudanças climáticas", acrescentou o príncipe.

O Earthshot premiará cinco ideias com 1 milhão de libras (R$ 7,2 milhões) por ano durante 10 anos, buscando inovações em áreas como:

  • Proteção e restauração da natureza
  • Limpeza do ar
  • Renascimento nos oceanos
  • Construção de um mundo sem resíduos
  • Conserto do clima

Quem e o que é elegível?

"Esperamos que este Prêmio Earthshot alcance todos ao redor do mundo", disse o príncipe à BBC. "Desde comunidades, escolas, até bancos, governos, empresas — qualquer pessoa faz parte disso e qualquer pessoa pode encontrar as soluções de que precisamos."

Mesmo sugestões que "podem soar loucas" são bem-vindas, acrescentou David Attenborough, desde que tenham o potencial de fazer a diferença no que ele chamou de "escala mundial".

O objetivo é encontrar "novas soluções" que tenham um efeito positivo nas mudanças ambientais e melhorem os padrões de vida em todo o mundo, particularmente nas comunidades que correm maior risco com as mudanças climáticas.

"Há muitas pessoas querendo fazer muitas coisas boas no meio ambiente e o que elas precisam é um pouco de catalisador, um pouco de esperança, um pouco de positividade para que possamos realmente consertar o que está se apresentando", disse o príncipe William.

O prêmio pode ir para uma nova tecnologia, uma nova maneira de fazer as coisas ou uma nova política, basicamente, qualquer boa ideia.

Por que 'Earthshot' e por que agora?

O nome "Earthshot" foi escolhido para ecoar o chamado "Moonshot", o enorme projeto dos Estados Unidos para levar a primeira pessoa à lua na década de 1960, quando John F. Kennedy era presidente.

O príncipe William e David Attenborough acreditam que um esforço similarmente focado — mas desta vez global — é necessário agora para lidar com as questões ambientais.

A necessidade de ação nunca foi tão urgente, alerta Attenborough. Ele diz que já estamos vendo os recifes de coral morrendo, as florestas desaparecendo e o Polo Norte começando a derreter.

"As pessoas podem ver o que está acontecendo e que isso é uma questão de grande urgência agora."

Attenborough diz que o objetivo é que o prêmio dê às ideias "aquela força, aquele ímpeto financeiro para se espalhar e se desenvolver".

As inscrições serão abertas em 1º de novembro de 2020 com uma cerimônia de premiação anual a ser realizada em uma cidade diferente a cada ano, começando com Londres no outono de 2021.

O prêmio de 1 milhão de libras foi criado como um incentivo para que as pessoas se inscrevam, mas não pense que você vai poder reservar férias no Caribe ou comprar um Lamborghini se ganhar. O dinheiro deve ser gasto no desenvolvimento da ideia vencedora.

O príncipe William e Attenborough se juntarão a um "Conselho do Prêmio Earthshot" formado por celebridades do mundo do entretenimento, esporte, negócios, caridade e meio ambiente. Eles atuarão como embaixadores, dando publicidade ao prêmio e seus vencedores e ajudando a motivar as pessoas ao redor do mundo para a questão ambiental.

Enquanto isso, uma coalizão de indivíduos, empresas e organizações forneceu o dinheiro para o prêmio e ajudará a maximizar o impacto das ideias dos vencedores.

Por que um prêmio?

O Príncipe William e David Attenborough estabeleceram para si mesmos o objetivo ambicioso de "reparar o planeta até 2030".

Então, de onde virão as ideias potencialmente salvadoras do planeta que eles desejam?

A resposta é que simplesmente não sabemos, você pode ter uma ideia que, com um pouco de publicidade e dinheiro, pode remodelar nosso mundo. É por isso que conceder prêmios pode ser tão eficaz: todos nós podemos nos inscrever.

O famoso Prêmio da Longitude é um bom exemplo. Ele foi oferecido em 1714 para a primeira pessoa que pudesse resolver o problema de como saber sua longitude no mar.

Saber sua longitude é crucial para a navegação, ela mede o quão distante a leste ou oeste você está, mas os maiores navegadores e astrônomos da Grã-Bretanha não conseguiam resolver o problema.

A solução veio de uma fonte tão inesperada — um humilde relojoeiro chamado John Harrison — que as autoridades se recusaram a conceder o prêmio a ele por muitos anos.

O príncipe William espera que ideias igualmente surpreendentes sejam enviadas para o "Earthshot".

Foi o que aconteceu também com o fórum online InnoCentive.

Ele permite que as pessoas publiquem problemas que as estão incomodando e ofereçam recompensas por soluções através de crowdsourcing.

Um estudo sugere que quanto mais longe o problema em questão está das pessoas que apresentam uma solução viável, mais chances elas têm de resolvê-la.

O que é outra maneira de dizer que todos nós temos, potencialmente, a chave para resolver um enigma ambiental.