Festival de Veneza: diretor de 'Parasita' será presidente do júri

O diretor sul-coreano Bong Joon-ho, vencedor do Oscar no ano passado com o filme "Parasita", será o presidente do júri internacional do 78º Festival de Cinema de Veneza, marcado para acontecer entre 1º e 11 de setembro.
A novidade foi anunciada hoje pela Bienal de Veneza, após proposta do diretor artístico da mostra, Alberto Barbera. "O Festival de Veneza carrega consigo uma longa e rica história, e fico honrado em estar envolvido em sua maravilhosa tradição cinematográfica", disse Bong, por meio de um comunicado.
"Como presidente do júri e sobretudo como incorrigível cinéfilo, estou pronto a admirar e aplaudir todos os grandes filmes selecionados pelo festival. Estou repleto de autêntica alegria e esperança", acrescentou
Já Barbera afirmou que Bong Joon-ho é uma das "vozes mais autênticas e originais do cinema mundial". "Estou imensamente grato por ele ter aceitado colocar sua paixão de cinéfilo atento, curioso e sem preconceitos a serviço de nosso festival", disse.
Bong já dirigiu sete filmes, dos quais "Parasita", de 2019, é seu maior sucesso. O longa venceu a Palma de Ouro em Cannes e os prêmios de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original e melhor filme internacional no Oscar.
"Memórias de um Assassino" (2003), "Expresso do Amanhã" (2013) e "Okja" (2017) também estão no currículo do sul-coreano, que sucede Cate Blanchett como presidente do júri de Veneza.