Topo

Presidente ucraniano é ovacionado na abertura do Festival de Cannes

17/05/2022 15h56

Cannes, França, 17 Mai 2022 (AFP) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi ovacionado nesta terça-feira (17) após mensagem de vídeo na cerimônia inaugural do 75º Festival de Cinema de Cannes por uma mensagem em vídeo, pedindo apoio a seu país diante da invasão russa.

"Como naquela época, hoje está sendo travada uma batalha pela liberdade", disse Zelesnky a um público repleto de estrelas do cinema, em alusão ao primeiro Festival de Cannes, realizado nesta cidade do sudeste da França em 1946, um ano apenas após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Em um discurso com várias referências cinematográficas, o presidente ucraniano mencionou Charles Chaplin e seu filme "O Grande Ditador", uma sátira ao nazismo e a Adolf Hitler.

"Precisamos de um novo Chaplin para mostrar que o cinema não fica em silêncio", disse Zelensky. "O cinema vai ficar calado ou vai levantar sua voz? O cinema pode ficar de fora disso?", acrescentou.

"O ódio acabará desaparecendo, os ditadores morrerão", continuou. Após o discurso, o público se levantou para aplaudi-lo.

jz/es/js/ic/mvv