Topo

África do Sul desbarata esquema internacional de fraude em sites de encontros

19/10/2021 17h24

Joanesburgo, 19 Out 2021 (AFP) - Autoridades sul-africanas detiveram nesta terça-feira (19), na Cidade do Cabo, oito suspeitos de roubar mediante fraude quase seis milhões de euros (sete milhões de dólares) de vítimas em sites de encontros on-line, informou a polícia.

Os oito estrangeiros são acusados de criar perfis falsos em sites de encontros e convencer suas vítimas a lhes darem dinheiro.

Mais de 100 milhões de pessoas caíram na armação desde 2011, estima o FBI, polícia federal americana. A África do Sul contou com a ajuda dos Estados Unidos para esclarecer o caso.

Os fraudadores se aproveitavam de viúvos e divorciados, fazendo-os acreditar que estavam em "um relacionamento amoroso sério", informou em um comunicado a unidade policial de elite sul-africana, os Hawks.

Eles inventavam histórias comoventes para as vítimas e depois as intimidavam ou repreendiam. Quando embolsavam o dinheiro, desapareciam.

Aparentemente os suspeitos estão vinculados a uma quadrinha com raízes fora da África do Sul. Também são acusados de enviar mensagens fraudulentas e de lavagem de dinheiro.

sch/cld/fio/erl/eg/mvv