Topo

Editor-chefe do Bild é demitido por conduta 'incorreta' com outra jornalista

18/10/2021 17h13

Berlim, 18 Out 2021 (AFP) - O grupo de imprensa Axel Springer anunciou, nesta segunda-feira (18), a demissão do editor-chefe do tabloide alemão Bild, Julian Reichelt, acusado de "comportamento incorreto" em um relacionamento amoroso com outra jornalista do veículo mais lido no país.

"Em recentes investigações jornalísticas, novas evidências de má conduta de Julian Reichelt foram trazidas à empresa", disse o grupo em um comunicado.

Os responsáveis do tabloide já haviam aberto uma investigação sobre este jornalista de 41 anos, suspeito de ter promovido mulheres com quem mantinha relações sexuais para depois descartá-las.

Na ocasião, ele "admitiu misturar relações profissionais e privadas, mas negou" qualquer assédio, afirmou o grupo que o manteve no cargo.

Mas a chefia do Axel Springer disse nesta segunda que "ficou claro que Julian Reichelt ainda não separa claramente os assuntos privados dos profissionais e que ele mentiu sobre o assunto perante o conselho de administração".

O jornal mais lido da Alemanha não especificou os fatos "incorretos" atribuídos a seu editor-chefe, figura polêmica no mundo jornalístico.

Uma investigação do New York Times, publicada no domingo, pode ter influenciado sua demissão.

De acordo com o jornal americano, Reichelt promoveu uma jovem jornalista com quem teve um relacionamento amoroso a um cargo importante.

"Se descobrirem que tenho um caso com uma estagiária, perderei meu emprego", disse Julian Reichelt a ela em novembro de 2016, de acordo com comentários que ela relatou à comissão interna de inquérito citada pelo New York Times.

Reichelt será substituído por Johannes Boie, até então editor-chefe do semanário conservador "Welt am Sonntag".

dac/smk/mr/eb/erl/mr