Topo

Versace e Fendi desfilam juntas na Semana da Moda de Milão, que marcou a volta da minissaia

27/09/2021 18h41

Milão, 27 Set 2021 (AFP) - A Semana de Moda de Milão para a primavera/verão 2022 terminou nesta segunda-feira (27), evidenciando tendências sensuais com sutiãs e minissaias, e também uma surpresa e uma polêmica.

A surpresa ficou por conta do desfile duplo Fendi/Versace no domingo à noite - um segredo bem guardado por várias semanas.

O pequeno mundo da moda esperava uma colaboração, mas assistiu a uma verdadeira troca de papéis entre os diretores artísticos das duas marcas.

Donatella Versace concebeu uma coleção para a Fendi e Kim Jones criou uma coleção para a Versace. Cada um trabalhou com os códigos da outra marca para apresentar duas coleções denominadas "Fendace", que estarão nas lojas a partir da primavera de 2022.

A polêmica ficou por conta da sensação de uma volta à busca pela magreza e a juventude, que o setor parecia ter superado nos últimos anos, quando levou para as passarelas modelos mais cheias e de todas as idades.

Minissaias, sutiãs e biquínis, a grande tendência da próxima temporada, foram onipresentes nas passarelas com um impulso libertador do corpo e um desejo de celebração.

Os comentaristas se sensibilizaram com uma moda que será novamente acompanhada da angústia com os quilos a mais e inspirada na descontração das ruas.

- Sutiãs, biquínis e minissaias -A próxima temporada primavera/verão terá que levar em conta a presença do sutiã ou do top do biquíni, usado sob roupas amplas e muito masculinas, como os blazers da Fendi, as jaquetas de couro da Prada e os amplos trenchcoats da Missoni.

Com Ferragamo ou Cavalli, o sutiã acompanhou calças amplas masculinas.

Tanto para a Dolce&Gabbana quanto para a Versace, a referência foi o início dos anos 2000, com tops de biquíni e roupas de banho que flertaram com a lingerie.

Depois de muitas temporadas caracterizadas pela tendência ao vestido inteiro ou às saias mais abaixo do joelho, agora volta o tempo das minissaias, apresentadas em diversos estilos que esbanjaram sensualidade e em diferentes materiais nos desfiles de Prada, Missoni, Cavalli, Ermanno Scervino e Francesca Liberatore.

Outra tendência da temporada é o vestido usado sobre as calças, o que parece contraditório com a minissaia. Foi o caso das peças apresentadas por Fendi, Ferragamo e Emporio Armani.

Quanto às estampas, predominaram as listras horizontais e verticais, presentes em muitas passarelas.

str/cm/bds/eg/dga/mvv