Topo

Túmulos com vestígios pré-hispânicos encontrados durante obras em Bogotá

30/07/2021 21h08

Bogotá, 31 Jul 2021 (AFP) - Vinte e seis túmulos e restos mortais de indígenas muiscas foram encontrados durante as escavações para a ampliação de uma avenida no sul de Bogotá, informou nesta sexta-feira(30) o Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDU), órgão público responsável pela obra.

Desde fevereiro, os trabalhadores tinham indícios de que vestígios do povo pré-hispânico poderiam ser encontrados no local, após a localização de um fragmento lítico (pedra arqueológica) e de cerâmica, informou a agência em nota.

A partir dessas pistas, "26 túmulos completos, três corpos com contas de colar, quatro vasos inteiros (...)além de fragmentos de cerâmica e líticos", foram localizados, especificou o IDU.

Ao fim das escavações, será possível fazer um inventário completo dos objetos e restos mortais que, segundo os especialistas, corresponderiam "à cultura muisca".

Antes da chegada dos conquistadores espanhóis, os muiscas viviam seu auge, principalmente na área que hoje pertence aos departamentos de Cundinamarca e Boyacá (centro).

dl/vel/rsr/jc/mvv