Topo

Facebook trabalha na construção do 'metaverso', o 'Santo Graal' de Zuckerberg

26/07/2021 22h53

San Francisco, 27 Jul 2021 (AFP) - O Facebook anunciou nesta segunda-feira a criação de uma equipe dedicada ao "metaverso", um "metauniverso" onde a realidade e o mundo virtual se fundem, em uma visão de ficção científica já existente em videogames.

O metaverso é o futuro da rede social, afirmou seu fundador, Mark Zuckerberg. "Minha expectativa é de que, em cerca de cinco anos, as pessoas nos vejam, antes de tudo, como uma empresa de metaverso", disse ao site especializado The Verge na semana passada.

A nova ambição do gigante californiano irá depender da sua divisão de realidade virtual e realidade aumentada, a Facebook Reality Labs (FRL), chefiada por Andrew Bosworth. Para a missão, a empresa recrutou especialistas do Instagram, Facebook Gaming e Oculus.

"A fim de alcançar nossa visão de metaverso, precisamos construir o tecido que conecta os diferentes espaços digitais, para superar as limitações físicas e podermos nos deslocar entre os mesmos com a mesma facilidade que nos movemos pelos cômodos de uma casa", explicou Zuckerberg hoje em seu perfil no Facebook.

O metaverso designa um espaço cibernético paralelo à realidade física, no qual uma comunidade de pessoas pode interagir na forma de avatares. O conceito foi desenvolvido pelo autor Neal Stephenson em um romance de ficção científica. "É o sucessor da internet móvel", apontou Zuckerberg.

juj/vgr/lm/yow/lb