Topo

Cantor de banda italiana vencedora do Eurovision não usou drogas, diz teste

Banda Maneskin, da Itália, venceu a edição de 2021 do festival Eurovision - Piroschka van de Wouw - 22.mai.2021/Reuters
Banda Maneskin, da Itália, venceu a edição de 2021 do festival Eurovision Imagem: Piroschka van de Wouw - 22.mai.2021/Reuters

Em Genebra, Suíça

24/05/2021 15h56

O cantor Damiano David, estrela do grupo de rock italiano Maneskin, que venceu o Festival da Canção de Eurovision, realizado em Roterdã, não usou drogas durante a cerimônia. A organizadora do concurso realizou um teste voluntário antidrogas e anunciou o resultado hoje.

"Não houve uso de drogas, então o assunto está encerrado", informou a União Europeia de Radiodifusão (UER) em um comunicado.

Damiano David se propôs a fazer um teste após a transmissão de um vídeo em que ele foi visto agachado, com o nariz na altura de uma mesa, no meio do concurso em Roterdã no sábado, posição que muitos telespectadores associaram ao uso de cocaína.

Ontem, a banda compartilhou um comunicado nas redes sociais garantindo que os integrantes não usaram drogas durante a cerimônia do Eurovision.

Análise realizada pela UER

Além disso, a organização com sede em Genebra também analisou, a pedido da delegação italiana, todos os vídeos disponíveis para esclarecer os fatos.

"Estamos preocupados com especulações imprecisas que levaram à falsificação dos fatos e turvaram o espírito e o resultado do concurso e também afetaram um grupo musical", informou a UER.

"Queremos dar os parabéns ao Måneskin mais uma vez e desejar-lhes muito sucesso", acrescentaram, lembrando que no próximo ano a competição será disputada na Itália.

A Itália venceu os representantes da França e da Suíça no Eurovision graças à força do grupo Måneskin. Formado por uma jovem e três garotos, o grupo cantou a música "Zitti e buoni", com o qual onquistaram o grande prêmio da 71ª edição do Festival da Canção de San Remo neste ano.

Esta foi a terceira vitória da Itália no Eurovision. O país não vencia o concurso desde 1990.