Topo

Competindo com Tom Cruise, Rússia levará atriz e diretor à ISS rodar filme no espaço

A atriz Yuliya Peresild vai estrelar "O Desafio", filme russo gravado no espaço - Reprodução/Instagram
A atriz Yuliya Peresild vai estrelar 'O Desafio', filme russo gravado no espaço Imagem: Reprodução/Instagram

De Moscou

13/05/2021 10h44

A agência espacial russa, Roscosmos, anunciou hoje que enviará a atriz Yuliya Peresild e o diretor Klim Shipenko à ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) para que possam rodar o primeiro filme de ficção no espaço.

"O lançamento da expedição está previsto para 5 de outubro de 2021, da base de Baikonur, a bordo da nave espacial Soyuz MS-19", informou a Roscosmos em um comunicado.

O filme, dirigido por Shipenko (cineasta de "Kholop", "Salyut-7" e "Text"), tem o título provisório de "O Desafio" e será um "drama espacial", segundo a agência.

O comunicado não revela detalhes sobre o roteiro do filme e o papel de Peresild. O projeto terá coprodução de Dmitri Rogozin, diretor da agência espacial russa.

Tom Cruise durante entrevista coletiva em Pequim - Reuters - Reuters
Tom Cruise durante entrevista coletiva em Pequim
Imagem: Reuters

Competição de Hollywood

O projeto russo vai tentar sair mais rápido que um outro, bem semelhante, bancado nos EUA por Tom Cruise e Elon Musk. Em setembro do ano passado, o astro anunciou que faria "o primeiro filme rodado no espaço" com o diretor Doug Liman ("A Identidade Bourne").

A missão espacial de Cruise deve decolar também no mês de outubro — será esse o começo de uma nova "corrida espacial" entre Rússia e EUA?