Topo

NBC anuncia que não transmitirá Globo de Ouro ano que vem por falta de diversidade

10/05/2021 19h04

Los Angeles, 10 Mai 2021 (AFP) - A emissora de televisão americana NBC anunciou nesta segunda-feira (10) que não transmitirá o Globo de Ouro no ano que vem devido à avalanche de críticas contra a organização dos prestigiados prêmios por falta de diversidade e transparência.

Após meses de duras acusações, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), grupo de cerca de 90 jornalistas que compõem o júri do Globo de Ouro, aprovou na semana passada uma série de reformas destinadas a impulsionar a inclusão e representatividade das minorias.

"Continuamos acreditando que a HFPA está comprometida com uma reforma significativa. Mas uma mudança desta magnitude requer tempo e trabalho e acreditamos que a HFPA precisa de tempo para fazê-lo bem", informou a NBC em um comunicado.

Por isso a "NBC não transmitirá o Globo de Ouro em 2022", acrescentou a rede de televisão, enfatizando que tem "esperanças de exibir o programa em janeiro de 2023" se os organizadores implementarem sua agenda de reformas.

A maioria dos membros do HFPA são correspondentes que costumam trabalhar para meios de comunicação conhecidos e respeitados em seus países, como os jornais Le Figaro da França ou o El País da Espanha.

A organização tem sido repetidamente criticada pela falta de atenção dada aos artistas negros ou minoritários, muitas vezes menosprezados nas listas do Globo de Ouro.

Na quinta-feira passada, os membros da associação aprovaram por esmagadora maioria uma série de medidas, incluindo o aumento de 50% do quadro de associados nos próximos 18 meses, a contratação de jornalistas negros, bem como a reforma do restritivo sistema de admissões.

"O voto da maioria para reformar a Associação hoje reafirma nossa determinação de mudar", disse o presidente da HFPA, Ali Sar.

"Porque entendemos a urgência e o desafio da transparência, atualizaremos continuamente nossos membros à medida que avançamos para tornar nossa organização mais inclusiva e diversificada", escreveu.

No entanto, o anúncio não foi suficiente para convencer alguns estúdios e estrelas de Hollywood.

Netflix e Amazon Studios disseram que não estão mais interessados em trabalhar com a HFPA até que mudanças "significativas" sejam feitas, enquanto a Warner Bros. escreveu uma carta a Ali Sar na segunda-feira reclamando que a agenda de reforma da HFPA não estava indo "longe o suficiente".

Celebridades da indústria como Scarlett Johansson e Mark Ruffalo atacaram publicamente a organização no fim de semana.

O anúncio da NBC representa um golpe para o Globo de Ouro, cujo financiamento depende fortemente dos direitos de transmissão da cerimônia, e alguns observadores da indústria do entretenimento temem que isso não possa ser superado.

amz/ft/ll/rsr/mvv/ap