Topo

Investigações agitam debate sobre a autoria do quadro mais caro do mundo

O "Salvator Mundi" original de Da Vinci, exibido em Nápoles antes de sua venda - LightRocket via Getty Images
O 'Salvator Mundi' original de Da Vinci, exibido em Nápoles antes de sua venda Imagem: LightRocket via Getty Images

Da AFP, em Paris (França)

13/04/2021 12h07

O quadro "Salvator Mundi" foi pintado por Leonardo da Vinci ou não? Depois que um documentário francês questionou sua autoria, novas investigações reafirmam que o quadro mais caro da história foi obra do pintor italiano.

O documentário, que será transmitido hoje na França, mas que teve seu conteúdo adiantado pela imprensa internacional, afirma que segundo o Museu do Louvre essa é uma obra do ateliê de Da Vinci com uma contribuição mínima do artista.

No entanto, vários artigos publicados nos últimos dias afirmam o contrário, apoiando-se em documentos confidenciais.

A história começou quando a Arábia Saudita, proprietária da obra, pediu ao Louvre para analisar o quadro por conta de um eventual empréstimo para a retrospectiva sobre Da Vinci que o museu parisiense planejava entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020.

O Louvre abriga o C2RMF, um laboratório líder destinado a analisar obras de arte.

Depois de examinar o "Salvator Mundi" durante três meses em 2018, "o Louvre e o C2RMF chegaram à conclusão contrária à do documentário: é efetivamente uma obra realizada por Leonardo, e apenas por ele", afirma o especialista Didier Rykner em La Tribune de l'Art, uma revista francesa de referência no assunto.

"Esta informação foi comunicada aos sauditas em setembro de 2019", acrescenta este jornalista e especialista em história da arte.

Em uma matéria publicada na segunda-feira, o jornal The New York Times explicou: "O Louvre certificou que a obra era de Leonardo, mas manteve em segredo essas conclusões depois de discutir com seus proprietários".

Paralelamente, em um livro editado por Hazan e por Les Editions du Louvre, o diretor do museu Jean-Luc Martinez, e o curador da exposição sobre Da Vinci, Vincent Delieuvin, confirmaram a atribuição do quadro ao mestre do Renascimento italiano.

No entanto, o livro foi retirado um dia depois de ser lançado à venda na livraria do museu, de acordo com Rykner, depois que a Arábia Saudita descartou definitivamente emprestar a obra.

O diretor do documentário, Antoine Vitkine, deplorou "não ter conseguido acessar este documento, já que o Louvre negava sua existência", nem as "conclusões da análise" do quadro.

Somente agora, "no contexto da midiatização do meu documentário, o documento foi publicado na íntegra", afirma.

Rykner destaca também que a Arábia Saudita se negou a emprestar a obra devido ao fato de o Louvre não ter atendido às suas exigências.

O Louvre rejeita confirmar ou desmentir essas informações, alegando a proibição de se pronunciar sobre a autenticidade de uma obra que não expõe em seu museu.