Topo

Obra-prima de Botticelli em leilão em Nova York por US$ 80 milhões

28/01/2021 12h59

Nova York, 28 Jan 2021 (AFP) - Uma pintura incomum do artista renascentista italiano Sandro Botticelli pode ser leiloada por mais de 80 milhões de dólares nesta quinta-feira (28) pela Sotheby's em Nova York.

O quadro, chamado "Jovem segurando um medalhão", é considerado um dos melhores retratos do artista e é a joia do leilão de grandes mestres.

O quadro de 58 x 39 cm representa um jovem de cabelos compridos segurando um medalhão redondo com um retrato religioso. Sua identidade é desconhecida, mas os especialistas acreditam que poderia ser um amigo próximo à poderosa família florentina dos Medici.

O medalhão, que mostra um santo com a mão direita levantada, é uma obra de arte original do século XIV atribuída ao pintor de Siena Bartolommeo Bulgarini.

Os especialistas acreditam que a pintura data dos anos mais frutíferos de Botticelli (1445-1510), no final do século XV, quando o papa Sisto IV o convidou para ajudar a decorar a Capela Sistina em Roma. Durante esse período, ele produziu algumas de suas obras mais famosas, entre elas "O nascimento de Vênus" e "A Primavera".

O leilão será virtual devido à pandemia, e começará às 10h00 (12h00 em Brasília), um horário incomum, conveniente também para clientes asiáticos e europeus.

tu-pdh-lbc/gma/aa