Topo

Putin se banha em água gelada para celebrar a Epifania ortodoxa

19.jan.2020 - O presidente russo Vladimir Putin se banhou em água a uma temperatura de -20ºC, cumprindo tradição ortodoxa para celebrar a Epifania e o batismo de Cristo - Mikhail KLIMENTYEV / SPUTNIK / AFP
19.jan.2020 - O presidente russo Vladimir Putin se banhou em água a uma temperatura de -20ºC, cumprindo tradição ortodoxa para celebrar a Epifania e o batismo de Cristo Imagem: Mikhail KLIMENTYEV / SPUTNIK / AFP

19/01/2021 11h56

O presidente russo Vladimir Putin se banhou hoje perto de Moscou em água gelada a uma temperatura de -20ºC, cumprindo uma tradição ortodoxa para celebrar a Epifania e o batismo de Cristo.

Depois de tirar um casaco grosso e as botas, o chefe do Kremlin, de 68 anos, com um traje de banho azul, entrou em uma piscina em frente a uma grande cruz translúcida, aparentemente esculpida em gelo e cercada por neve.

Depois mergulhou três vezes, fazendo o sinal da cruz dos cristãos ortodoxos, de acordo com as imagens divulgadas pela Presidência russa.

O Kremlin informou que este banho em temperaturas abaixo de zero marca "uma das festas cristãs mais importantes - o batismo de Cristo".

Em 19 de janeiro, o dia da Epifania na tradição cristã ortodoxa, milhares de russos mergulham em buracos cavados no gelo, em lagoas ou rios. Deste modo, comemoram o batismo de Jesus Cristo no rio Jordão.

Embora a tradição dos banhos gelados seja muito popular, alguns líderes da Igreja ortodoxa russa já afirmaram que não é canônica e que não a praticam.

rco/alf/bds/pc/age/aa