Topo

Egito revela 'tesouros' de 3 mil anos do sítio arqueológico de Saqqara

17/01/2021 14h48

Sakara, Egito, 17 Jan 2021 (AFP) - As autoridades egípcias apresentaram neste domingo (17) novos "tesouros" arqueológicos descobertos na necrópole de Saqqara, incluindo cerca de cinquenta sarcófagos do Império Novo, de mais de 3.000 anos de antiguidade.

As descobertas foram feitas perto da pirâmide do rei Teti, primeiro faraó da VI dinastia do Império Antigo, e realizadas por uma equipe liderada pelo famoso egiptólogo Zahi Hawass.

"Esta descoberta reescreve a História de Saqqara e em particular a História do Império Novo, surgido há 3.000 anos", declarou Hawass neste domingo à AFP, acrescentando que "70% [dessas descobertas] precisam ser exploradas".

Os sarcófagos de madeira, que datam da época do Império Novo (séculos XVI a XI antes de Cristo), foram encontrados em poços funerários, indicou Hawass, destacando que em outro poço foi encontrado um sarcófago de pedra.

"No total, descobrimos 22 poços funerários", disse à AFP. Entre outras descobertas, foi encontrado em um desses poços "um soldado junto ao seu machado de guerra", explicou Hawass.

bur-hha/emp/hj/jvb/tjc/aa