PUBLICIDADE
Topo

Festival de Sundance divulga exibições nos EUA e online devido ao vírus

02/12/2020 19h15

Los Angeles, 2 dez 2020 (AFP) - O festival de cinema de Sundance revelou nesta quarta-feira (2) planos de exibir lançamentos em 'drive-ins' e cinemas de arte nos Estados Unidos e online, em um movimento de adaptação da indústria aos efeitos devastadores da pandemia de covid-19.

Cofundado pelo ator e diretor Robert Redford há cerca de quatro décadas e conhecido por apresentar clássicos indie como estreia de Quentin Tarantino, "Cães de Aluguel" ao vencedor do Oscar "Whiplash-Nos Limites", o Sundance normalmente acontece nos meses de janeiro e fevereiro nas montanhas do oeste do estado de Utah.

Mas com os cinemas fechados em grande parte do país e uma terceira onda mortal da doença mostrando poucos sinais de diminuir, os festivais se tornaram apenas um elemento-chave da indústria cinematográfica abalada pela crise.

Utah sofreu mais de 200.000 infecções, incluindo 900 mortes. O governador Gary Herbert declarou estado de emergência no mês passado com recordes de novos casos diários.

"Mesmo sob essas circunstâncias impossíveis, os artistas ainda encontram caminhos para fazer um trabalho ousado e vital de todas as maneiras que podem", disse a diretora do festival Tabitha Jackson.

Exibições online e estreias socialmente distantes da Califórnia a Nova York "nos dão a oportunidade de alcançar novos públicos, com segurança, onde eles estão", acrescentou ela.

Um teatro na tradicional casa do festival em Park City, Utah, junto com dois drive-ins na região de Los Angeles, estão programados para sediar eventos físicos com artistas, enquanto as estreias online serão seguidas de perguntas e respostas virtuais ao vivo.

Este ano, os principais festivais de verão e outono - com exceção de Veneza - cortaram a maioria de seus eventos físicos ou, no caso de Cannes e Telluride, foram totalmente cancelados.

Toronto - o maior evento de cinema da América do Norte - aconteceu principalmente online.

O festival de Sundance, reduzido, vai de 28 de janeiro a 3 de fevereiro.

Sua programação de mais de 70 filmes ainda não foi anunciada, mas pode incluir elegíveis para o Oscar do próximo ano, que foi adiado e está previsto para 25 de abril.

amz/ft/jc/mvv