Topo

BBC começa a investigar controversa entrevista de Princesa Diana

Na entrevista, ela revelou a ruptura de seu casamento com o príncipe Charles - Getty Images
Na entrevista, ela revelou a ruptura de seu casamento com o príncipe Charles Imagem: Getty Images

Da AFP, em Londres

18/11/2020 15h22

A BBC iniciou hoje uma investigação independente para desvendar como um dos seus jornalistas, acusado de falsificar documentos, obteve uma impactante entrevista em 1995 com a princesa Diana em que ela revelou a ruptura de seu casamento com o príncipe Charles.

A junta diretora da rádio-televisão pública britânica nomeou um ex-juiz do Tribunal Supremo, John Dyson, para que lidere uma investigação sobre as circunstâncias que rodearam a entrevista para o programa Panorama, informou a emissora em um comunicado.

A entrevista, vista por 22,8 milhões de britânicos, teve o efeito de uma bomba: a princesa, que morreu dois anos depois em um trágico acidente de carro em Paris, disse que havia "três pessoas" em seu casamento, referindo-se a relação de Charles com Camila Parker Bowles.

E admitiu ter ela mesma uma aventura.

Vinte e cinco anos depois, o irmão de Diana, o conde Charles Spencer, acusou o famoso jornalista Martin Bashir de ter falsificado documentos para obtê-la.

Spencer afirmou que Bashir mostrou extratos de contas bancárias — que resultaram ser falsos — para provar que os serviços de seguranças pagaram duas pessoas para espionarem sua irmã.

"Se eu não tivesse visto estas declarações, nunca teria apresentado Bashir à minha irmã", escreveu em uma carta direcionada à BBC, pedindo desculpas por estes métodos "desonestos".

"A BBC está decidida a chegar ao final dessa questão e por isso temos em andamento uma investigação independente", disse seu novo diretor-geral, Tim Davie.

A investigação examinará a conduta de Bashir, e o que esta exclusiva impactou a nível internacional, e examinará também os "supostos registros bancários". Também estudará o nível de conhecimento da BBC sobre o assunto e sobre a instituição que protegeu seu jornalista a todo custo.

A entrevista com Diana, uma das maiores pessoas influentes do século XX, deixou revelar a vida íntima da família real. O casamento havia terminado em 1992, antes do divórcio oficial em 1996.

O príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica, se casou com Camila em uma discreta cerimônia civil em 2005.