Terror, Wagner Moura e Oscar: os filmes mais aguardados da Mostra de Cinema

A 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo prepara um verdadeiro banquete para os cinéfilos, reunindo produções que já geram frisson no circuito mundial e prometem definir os grandes debates da sétima arte. A seleção dos mais aguardados conta com o aclamado e premiado "O Agente Secreto", passando pela ousada e atmosférica reinvenção do terror em "Frankenstein", até a força dramática e contundente do representante da Espanha na corrida ao Oscar, "Sirât".

Juntos, esses títulos comprovam que a Mostra mantém seu papel essencial de trazer ao público paulistano um panorama diverso e de alta qualidade do cinema contemporâneo. Abaixo, veja alguns dos títulos mais esperados.

No Other Choice

Com uma carreira de 25 anos como especialista em fabricação de papel, Man-su levava uma vida plena ao lado da esposa Miri e dos filhos - até ser demitido. Prometeu encontrar novo emprego em três meses, mas após mais de um ano de frustrações, vê-se à beira de perder a casa que conquistou.

Humilhado ao entregar currículo na Moon Paper, onde fora rejeitado pelo gerente Sun-chul, o protagonista toma uma decisão radical: "Se não existe uma vaga para mim, vou ter que criá-la". Esta adaptação do livro "O Corte", de Donald E. Westlake, que estreou no Festival de Veneza e conquistou o prêmio do público em Toronto, chega como forte candidato coreano ao Oscar de Melhor Filme Internacional, destacando-se por sua narrativa socialmente relevante sobre dignidade e resistência humana.

Sessões

23/10, às 18:30
CINEMATECA SALA PETROBRAS

25/10, às 16:30
SATO CINEMA

29/10, às 12:00
CULTURA ARTÍSTICA

Continua após a publicidade

O Agente Secreto

Brasil, 1977. Marcelo é um especialista em tecnologia de pouco mais de 40 anos que está em rota de fuga. Ele chega ao Recife durante a semana do Carnaval, na esperança de reencontrar o filho, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que ele procura.

O filme, escolhido como representante do Brasil na corrida pelo Oscar 2026 na categoria de melhor filme internacional, consolida seu prestígio como uma das produções mais aclamadas do ano. Vencedor do prêmio de melhor direção, de melhor ator, para Wagner Moura, e do prêmio da crítica no Festival de Cannes, a produção reúne todos os elementos de uma forte candidata à indicação da Academia.

Sessões

24/10, às 15:40
CINEMATECA SALA PETROBRAS

25/10, às 16:40
CINESESC

Continua após a publicidade

28/10, às 20:00
CULTURA ARTÍSTICA

29/10, às 19:40
ESPAÇO PETROBRAS DE CINEMA SALA 1

Bugonia

Em uma premissa que mistura sátira social e thriller psicológico, dois jovens obcecados por teorias da conspiração sequestram a poderosa CEO de uma grande empresa, convencidos de que ela é uma alienígena com a intenção de destruir o planeta Terra.

O filme, que teve sua estreia mundial no Festival de Veneza, onde conquistou o prêmio de Melhor Roteiro, explora com humor ácido e tensão crescente os perigos da desinformação e dos extremismos na era digital. A produção se destaca pela direção ousada e pelas atuações intensas da atriz principal no papel da executiva enigmaticamente ambígua.

Continua após a publicidade

Sessões

17/10, às 20:50
CINEMATECA SALA PETROBRAS

19/10, às 14:25
MULTIPLEX PLAYARTE MARABÁ - SALA 1

27/10, às 16:40
CULTURA ARTÍSTICA

Frankenstein

Victor Frankenstein, um cientista brilhante, porém egocêntrico, dá vida a uma criatura em um experimento monstruoso que acaba levando à ruína tanto do criador quanto de sua trágica criação. Uma releitura do romance clássico de Mary Shelley pelo diretor Guillermo del Toro, esta aclamada produção foi exibida no Festival de Veneza, onde conquistou o prêmio de Melhor Direção, consolidando-se como forte candidata ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

Continua após a publicidade

Sessões

16/10, às 20:50
CINEMATECA SALA PETROBRAS

18/10, às 18:15
MULTIPLEX PLAYARTE MARABÁ - SALA 1

20/10, às 20:00
Cinesesc

Sirât

Em "Sirât", pai e filho chegam a uma rave nas montanhas do sul do Marrocos em busca de Mar — filha e irmã —, que desapareceu meses antes em uma dessas festas intermináveis. Cercados por música eletrônica e por uma sensação crua e desconhecida de liberdade, eles distribuem a foto da jovem repetida vezes.

Continua após a publicidade

Enquanto a esperança vai se apagando, os dois persistem e seguem um grupo de frequentadores rumo a uma última festa no deserto. Conforme avançam por esse cenário escaldante, a jornada os obriga a confrontar seus próprios limites de forma visceral e transformadora.

O filme, que será exibido juntamente com as sessões do curta-metragem "Como Fotografar um Fantasma", chega com o prestígio de ter vencido o prêmio do júri no Festival de Cannes, sendo amplamente apontado pela crítica internacional como um dos favoritos para representar a Espanha na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Internacional.

Sessões

16/10, às 18:00
CINEMATECA SALA PETROBRAS

22/10, às 20:15
CINESESC

24/10, às 14:00
MULTIPLEX PLAYARTE MARABÁ - SALA 1

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.