Conteúdo publicado há 28 dias

Quem é Manuela Dias, autora criticada por final 'confuso' de 'Vale Tudo'

Manuela Dias, 48, foi alvo de críticas após o capítulo final do remake de "Vale Tudo" (Globo). A autora, que vem acumulando trabalhos de sucesso na televisão, parece não ter agradado ao público com a sequência final da trama.

A repercussão ficou em torno do destino de Odete Roitman (Debora Bloch), que foi mostrada viva, apesar de levar um tiro e ficar no chão do Copacabana Palace por um longo período.

Fãs apontaram falhas na construção narrativa, com comentários como: "Não teve sentido. Foi confuso", e críticas diretas ao roteiro: "Eu queria muito a Odete viva no final, mas Manuela Dias conseguiu estragar tudo. Pobre esse final viu". Houve também questionamentos sobre a lógica dramática, como a ausência de um legista que constatasse o óbito no local.

Quem é Manuela Dias

Antes de se dedicar ao trabalho por trás das câmeras, a escritora estudou jornalismo e cinema, além de ter assinado o texto de diversos filmes. A trajetória no universo do audiovisual começou cedo: ela estreou em novelas como atriz na década de 1990, atuando em "Dona Anja" (1996) e "Brida" (1998), no SBT e na Manchete, respectivamente.

O interesse pela escrita tem raízes antigas. Aos 7 anos, ela ganhou da mãe uma enciclopédia de mitologia —um presente que despertou interesse pela cultura grega que perdura até hoje.

A estreia na Globo aconteceu quando ela tinha 19 anos. Ela já soma 30 anos de carreira na emissora da família Marinho. Durante o período, a autora fez "de tudo um pouco" como roteirista, colaborando em programas como "Zorra Total", "Xou da Xuxa", "Faustão", "A Grande Família" e "Sandy e Junior".

Já como colaboradora atuou em novelas como "Cordel Encantado" (2011) e "Joia Rara" (2014), ambas da dupla Duca Rachid e Thelma Guedes.

Retrato de Manuela Dias
Retrato de Manuela Dias Imagem: Jorge Bispo/Divulgação
Continua após a publicidade

Estreia como autora titular foi com a minissérie "Ligações Perigosas" (2016). No mesmo ano, ela despontou com "Justiça", que lhe rendeu elogios e prêmios.

Três anos depois, assinou a primeira novela: "Amor de Mãe" (2019). A produção, que foi interrompida em março de 2020 devido à pandemia de Covid-19, retornou ao ar em 2021.

Manuela Dias é mãe de Helena, que nasceu em 2015, fruto do relacionamento com o cineasta Caio Sóh. Ela também teve um relacionamento com o ator Murilo Benício, que começou em agosto de 2019 e chegou ao fim em julho de 2020.

Vale Tudo: qual seria o final mais justo para Odete Roitman?

1.101 votos
Imagem
Divulgação/Globo/Montagem UOL
Imagem
Fabio Rocha/TVGlobo
Imagem
Reprodução

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.