Crimes de Odete Roitman em 'Vale Tudo' renderiam quantos anos de prisão?

Ler resumo da notícia
Se Odete Roitman (Débora Bloch) tiver forjado a própria morte, como sugerem algumas teorias por parte do público —e fosse julgada por seus atos—, a empresária enfrentaria uma das maiores penas da ficção brasileira.
A vilã cometeu uma extensa lista de crimes, que incluem múltiplos homicídios e tentativas de assassinato, resultando em uma pena que poderia atingir 100 anos de reclusão.
'Praticamente prisão perpétua'
O advogado criminalista Rafael Valentini, pós-graduado em Direito e Processo Penal, analisou a ficha criminal de Odete a pedido de Splash e deu um panorama da condenação.
Considerando a idade de Odete, a somatória das penas pelos crimes praticados significaria, em termos práticos, praticamente uma prisão perpétua.
Mesmo em um "cenário favorável", onde apenas as penas mínimas fossem aplicadas, a dona da TCA ainda teria uma pena total de cerca de 45 anos de reclusão. O especialista diz que, devido à gravidade e ao volume dos crimes, a situação dela no mundo real seria "gravíssima".
Homicídios qualificados

Os crimes que mais pesariam na condenação seriam os dois homicídios qualificados e as tentativas de homicídio. A vilã foi responsável pelas mortes de Ana Clara (a tiros) e Mário Sérgio (envenenado).
Aqui Odete praticou os crimes mais graves: homicídio qualificado, em razão do meio cruel utilizado (envenenamento) e, no outro caso, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima (disparos). A pena prevista é reclusão de doze a trinta anos, conforme prevê o artigo 121, parágrafo 2º, do Código Penal.
Tentativas de homicídio e sequestro
Empresária também responderia por tentativa de homicídio qualificado, ao tentar matar a ex-nora Fátima e o executivo Marco Aurélio. A ordem para envenenar a maionese que seria servida nos restaurantes da Paladar também seria enquadrada no crime, segundo o especialista.
A pena para o crime é de reclusão de 12 a 30 anos, com redução de 1/3 a 2/3, dependendo das circunstâncias. O "sequestro" de Fátima teria uma pena de um a três anos.
Quanto tempo ela ficaria na prisão?

Odete teria de cumprir uma parte significativa da pena em regime fechado, devido ao histórico criminal e à natureza hedionda das ações. O advogado Rafael Valentini estima que a personagem teria de cumprir "ao menos, 20 a 25 anos em regime fechado".
No caso dos crimes hediondos (como homicídio e tentativa de homicídio), Odete teria de cumprir ao menos 2/5 da pena de cada crime em regime fechado e, posteriormente, 2/5 do saldo remanescente em regime semiaberto (que também é cumprido em estabelecimento prisional, como regra).
Outros delitos

Lista ainda conta com ações que atingem a fé pública, o patrimônio e o Código de Trânsito:
Falsidade ideológica: Odete coordenou a declaração de informação falsa em documento público ao mandar enterrar um corpo sob identificação falsa, alegando ser o filho Leonardo;
Maus tratos: Manter o filho isolado e escondido durante anos, se essa ação resultasse em privação de alimentação ou cuidados indispensáveis;
Embriaguez ao volante e atropelamento: Ao dirigir após beber e atropelar o marido de Nize.
Corrupção: Por exigir participação em esquema de corrupção envolvendo Marco Aurélio e a mudança de destino de aeronaves da TCA. Se configurada como corrupção ativa (envolvendo agente público), a pena seria de reclusão de dois a doze anos.







































Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.