Aos 78, Schwarzenegger encara dores e reflete sobre o preço do Mr. Olympia

Em entrevista ao USA Today, o ator, ex-governador da Califórnia e sete vezes campeão do Mr. Olympia, Arnold Schwarzenegger, 78, falou sobre os efeitos duradouros de décadas de treinos extremos.

O que aconteceu

Schwarzenegger relembrou dos tempos de Pumping Iron (1977), o documentário que o transformou em ícone mundial do fisiculturismo. Nele, o austríaco comparava a sensação do sangue fluindo para os músculos durante o treino ao prazer sexual.

Usávamos o sexo como uma espécie de ferramenta para seduzir as pessoas a praticarem musculação e tudo mais. Mas? o que eu realmente queria dizer é que malhar faz você se sentir muito bem, não apenas fisicamente? mas psicologicamente. Arnold Schwarzenegger

Mas o corpo cobrou seu preço. Em 2002, Schwarzenegger precisou substituir o quadril, o que chamou de uma experiência assustadora. Para ele, problemas nas articulações em geral têm sido difíceis.

Mesmo assim, ele afirma que não se arrepende dos treinos duros que teve que fazer para se tornar sete vezes campeão do Mr. Olympia. Para ele, isso faz parte da trajetória para grandes conquistas.

Quando você compete, não tem escolha... É como dizer a um piloto de corrida? 'O risco é você morrer'. Como evitar isso? Se você quer correr, se quer ser o número um, você tem que ir e correr o risco. O mesmo acontece com as corridas de downhill, com as lutas do UFC, com o boxe, com todas essas coisas. Há riscos envolvidos. Arnold Schwarzenegger

Hoje, o ex-Mr. Olympia defende que o segredo do envelhecimento saudável está no movimento constante. Ele reconhece que dor, lesões, artrite e problemas nas articulações podem afastar as pessoas dos treinos, mas insiste que o pior erro é parar. "Já passei por muita coisa assim, então sempre tento dizer às pessoas: 'Nunca parem de se movimentar por causa da dor. Procurem ajuda.'", diz o astro.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.