O esquema de segurança da Globo para semana final de 'Vale Tudo'

A última semana de "Vale Tudo" empolga a TV Globo, que se preparou para evitar vazamentos e para manter o suspense em torno da pergunta: quem matou Odete Roitman? A emissora adotou medidas rigorosas — algo não visto em novelas pós-pandemia até o momento, nem mesmo em "Pantanal" (2022), o maior sucesso do período em audiência.

O que aconteceu

A Globo considera "Vale Tudo" um fenômeno de repercussão e comemora também sua arrecadação publicitária — o maior lucro da história de sua teledramaturgia. A penúltima semana do folhetim ultrapassou a marca dos 30 pontos em São Paulo, algo que não ocorria desde "Terra e Paixão" (2023).

Para preservar o mistério, a emissora optou por não divulgar os resumos dos cinco capítulos finais, uma decisão incomum. Normalmente, apenas os dois últimos capítulos são mantidos em sigilo — como aconteceu com "Mania de Você", "Renascer" e "Travessia", por exemplo.

Poucas pessoas tiveram acesso ao roteiro de cenas decisivas. Atores de outros núcleos receberam o roteiro dos capítulos com "cenas confidenciais". Apenas quem estava em cena recebeu as falas — e em cima da hora.

Houve também controle rigoroso no acesso aos sets de gravação comandados pelo diretor Paulo Silvestrini. "Somente os profissionais imprescindíveis à realização das cenas estavam presentes. Nossa equipe é muito afinada, todos os profissionais trabalham de forma integrada e colaborativa", disse ele em entrevista ao Gshow.

Conforme apuração de Splash, a emissora alertou funcionários e colaboradores sobre possíveis vazamentos da reta final. Um comunicado interno informou que quem repassar informações confidenciais sobre o desfecho poderá ser demitido e processado judicialmente. A Globo reforçou que o final da novela tem importância estratégica para a empresa.

Ao total, foram gravados dez finais, envolvendo os cinco principais suspeitos: Celina (Malu Galli), César (Cauã Reymond), Heleninha (Paolla Oliveira), Marco Aurélio (Alexandre Nero) e Maria de Fátima (Bella Campos). Nem os próprios atores sabem qual será a decisão final. Apenas Manuela Dias e Paulo Silvestrini estão por dentro da decisão.

A definição da cena que irá ao ar pode acontecer de última hora. Splash apurou que a emissora deu carta branca à autora para decidir ou alterar quem é o assassino de Odete Roitman minutos antes da exibição do capítulo final.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.