Cantanhêde e GloboNews se retratam por fala sobre guerra de Irã e Israel

Ler resumo da notícia
Eliane Cantanhêde, 73, se retratou após comentar na GloboNews que o Irã não mata pessoas na guerra com Israel.
O que aconteceu
A jornalista disse reconhecer que se expressou mal e pediu desculpas. "A intenção foi fazer uma pergunta técnica sobre armamentos e sistemas de defesa", explicou.
Depois de rever a gravação da pergunta que fiz na sexta-feira, reconheço que me expressei mal e dei margem a conclusões equivocadas, que não representam meu pensamento, pelo que peço desculpas. A intenção foi fazer uma pergunta técnica sobre armamentos e sistemas de defesa.
-- Eliane Cantanhêde (@ECantanhede) June 22, 2025
Globonews também se retratou
Na tarde de hoje, Nilson Klava leu um posicionamento da GloboNews sobre o comentário de Eliane. Ele também leu o pedido de desculpas de Eliane no Jornal das 10h.
A GloboNews está empenhada em fazer uma cobertura ampla e isenta do conflito no Oriente Médio e busca trazer diferentes pontos de vista, sem espaço para preconceito, nem intolerância. GloboNews
Comentário polêmico
Na sexta (20), a comentarista afirmou no Em Pauta (GloboNews) que o Irã "não consegue" matar "ninguém". "Por que os mísseis de Israel destroem Gaza, matam milhares e milhares de pessoas e os mísseis que saem do Irã e efetivamente caem em Israel, não matam ninguém?", questionou a Jorge Pontual.
Tem uma mortezinha daqui e outra ali, 23 feridos daqui e 40 ali, mas feridos. Isso é o tipo de míssil ou tipo de edificação de Israel que soa mais poderosas? Eu não consigo entender porque essa guerra o Irã atinge o alvo e não mata ninguém. Eliane Cantanhêde
O comentário gerou repercussão negativa. A jornalista foi acusada de lamentar a quantidade "baixa" de mortes.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.