De 'patinho feio' a galã de novelas: conheça a trajetória de Thomás Aquino

"Eu vi um [post no] Twitter muito engraçado, alguém falando que a minha escala era 365 por 0", brinca o ator Thomás Aquino, 39, sobre sua escala de trabalho. Mas ele não se sente explorado, mas, sim, realizado, ao estrelar duas novelas ao mesmo tempo. Ele vive o publicitário Mário Sérgio no remake de "Vale Tudo", na Globo, e o cangaceiro Josué na recém-lançada "Guerreiros do Sol", no Globoplay.

De Recife para o Brasil

Natural do Recife, em Pernambuco, Thomás chegou a cursar a faculdade de jornalismo, mas não concluiu. Em 2006, foi aprovado em testes para uma montagem teatral de "O Grande Circo Místico", adaptação da obra de Chico Buarque e Edu Lobo, e decidiu investir na carreira de ator.

Ganhou visibilidade nacional ao participar de "Bacurau" (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. A produção, vencedora do Prêmio do Júri no Festival de Cannes, denuncia a violência social, o colonialismo, o racismo, a desigualdade e a desumanização, especialmente no contexto do sertão nordestino.

Além de "Vale Tudo" e "Guerreiros do Sol", ele lançou recentemente o audiolivro "O Misterioso Caso de Styles", de Agatha Christie, a segunda temporada da série "DNA do Crime", na Netflix, e a inédita "Vidas Bandidas", na Disney. Em breve, dois novos filmes chegam aos cinemas: "Paterno", de Marcelo Lordello, e "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, premiado no último Festival de Cannes.

Meu trabalho está sendo visto e reconhecido, meus esforços durante esse tempo todo de estudo, foco e determinação estão sendo [valorizados]. Estou sendo presenteado... Outros trabalhos virão. Já tem coisa para lançar em 2026, que eu não posso falar ainda.

Mário Sérgio (Thomás Aquino) em 'Vale Tudo'
Mário Sérgio (Thomás Aquino) em 'Vale Tudo' Imagem: Léo Rosário/Globo

Apesar do momento positivo na carreira, Aquino diz que nas redes sociais sempre há críticas. "Tem críticas tanto positivas como negativas, e tudo bem. A liberdade de expressão é democrática, mas a gente tem que pensar que existe uma ética social. O quanto um elogio ou uma crítica negativa pode machucar pessoas? Tem que haver ponderação e consciência também."

O ator conta que já foi chamado de "patinho feio" no passado e, por isso, hoje revê o conceito de galã. "Nunca tinha visto um rosto igual ao meu associado ao termo, era sempre um padrão de olhos azuis... Não é que são pessoas feias, mas também há outras pessoas bonitas. Me sinto muito honrado de ter ganhado esse título de galã, mas faço uma reflexão: o que é ser galã? Talvez seja esse charme do personagem em cena, não sei. Mas vamos refletir sobre isso."

Continua após a publicidade

Falar de 'patinho feio' é dizer que sou um cara fora dessa bolha. A sociedade precisa repensar significados e questões não só sobre a beleza estética, mas também sobre o machismo, a sigla LGBTQIAPN+ e quem somos na sociedade. A gente tem que olhar para todo mundo e pensar democraticamente. Não dá para se fechar em bolhas. Várias vezes recebi muitos 'nãos' por ser o patinho feio, por não ser taxado como produto padrão. O que é esse produto padrão?

Isadora Cruz e Thomás Aquino são os protagonistas de 'Guerreiros do Sol'
Isadora Cruz e Thomás Aquino são os protagonistas de 'Guerreiros do Sol' Imagem: Estevam Avellar/Globo

"Guerreiros do Sol"

Novela escrita por George Moura e Sérgio Goldenberg quer revisitar o universo do cangaço a partir de uma perspectiva menos caricata e mais humana em comparação ao que já foi feito sobre o tema na TV brasileira. A trama se passa no sertão nordestino dos anos 1920 e foi inspirada na vida de Lampião e Maria Bonita, apesar de estar longe de ser uma biografia.

A história acompanha Rosa (Isadora Cruz) e Josué (Thomás Aquino), dois sertanejos que se apaixonam e se tornam um dos casais de cangaceiros mais famosos da história. Tudo começa quando Josué Alencar enfrenta o poderoso Coronel Elói Bandeira (José de Abreu) na disputa pelo amor de Rosa. Sentindo-se humilhado por ter sido desafiado por um homem mais pobre, Elói decide se vingar da família Alencar e provoca uma tragédia que muda o destino de todos.

Josué (Thomás Aquino), Sabiá (Vitor Sampaio), Milagre (Ítalo Martins) e Arduíno (Irandhir Santos) em 'Guerreiros do Sol'
Josué (Thomás Aquino), Sabiá (Vitor Sampaio), Milagre (Ítalo Martins) e Arduíno (Irandhir Santos) em 'Guerreiros do Sol' Imagem: Estevam Avellar/Globo
Continua após a publicidade

Em busca de justiça, Josué e seus irmãos —Arduíno (Irandhir Santos), Crispino (Ítalo Martins) e Sabiá (Vitor Sampaio)— se unem ao bando do cangaceiro Miguel Ignácio (Alexandre Nero). Josué rapidamente conquista a confiança do líder, o que desperta o ciúme de Arduíno. Quando a traição do irmão mais velho vem à tona, Josué expulsa Arduíno do grupo. Tomado pelo ressentimento, Arduíno se alia à polícia visando capturar Josué.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.