'The Office', mas no hospital: nova sitcom brinca com perrengues médicos

"St. Denis Medical" estreia nesta quarta-feira (18) na plataforma de streaming Universal+. A série é um "mocumentário", no estilo de produções de sucesso como "The Office" e "Parks & Recreation".

Os episódios se passam em um hospital mal-administrado e obsoleto em Oregon. As tramas giram em torno de pacientes imprevisíveis, diferenças hierárquicas, burocracias, relações interpessoais no ambiente de trabalho e, claro, de uma chefe sem noção.

Em entrevista a Splash, Allison Tolman, que interpreta a protagonista Alex, falou sobre as possibilidades da comédia dentro de um hospital e dos bastidores da série.

O fato de dor e alegria andarem lado a lado em hospitais fazem desse ambiente um terreno fértil para o humor, diz a atriz. "Hospitais são lugares em que pessoas passam pelos piores ou melhores dias de suas vidas. Alguém está doente, alguém teve um bebê. Mas os trabalhadores são a linha direta nisso. Em um dia comum, estão ali para fazer o parto de um bebê ou estão para dar notícias ruins."

Tolman vive Alex, a líder das enfermeiras que costuma abrir mão da vida pessoal para cuidar dos pacientes. Entre muitos perrengues, ela precisa lidar com as decisões furadas da diretora Joyce (Wendi McLendon-Covey), a inexperiência cômica do novato Matt (Mekki Leeper) e o ceticismo e mau-humor do médico veterano Ron (David Alan Grier).

Há muita humanidade nessa situação. É na humanidade que podemos encontrar a comédia. [...] Eu amo dramas médicos, eles não estão em falta. Mas quando eu li o roteiro, pensei: 'Por que não uma comédia?'. Claro, podemos ter uma comédia em um hospital. Há muitas coisas engraçadas acontecendo ali o tempo inteiro. Allison Tolman

Para ela, a graça da série está nas dificuldades diárias e "humanas" dos funcionários do hospital. "Há coisas que sempre serão engraçadas, como alguém enrolado tentando acompanhar o que está acontecendo. Ou alguém tentando manter a boca calada quando sabe que não pode falar alguma coisa. Hospitais são lugares bons para isso porque há muita humanidade ali."

Tolman não teme as comparações com séries como "The Office", que considera "inescapáveis". Ela entende que as pessoas costumam "organizar" e "entender" as coisas por meio de comparações, e que associações à produção estrelada por Steve Carell são mais que bem-vindas. Aliás, Justin Spitzer, um dos criadores de "St. Denis", trabalhou em "The Office" e criou as séries "Superstore" e "American Auto".

É importante não se atolar em tentativas de se afastar de coisas que vieram antes de você. É preciso deixar o trabalho falar por si mesmo e dizer: 'Somos uma versão daquilo, mas que se passa em um hospital. Temos esse elenco, essa alquimia, essa combinação de humanos.' E aí deixar rolar e não se preocupar com as comparações. Allison Tolman

Continua após a publicidade
Allison Tolman como Alex e Kahyun Kim como Serena na comédia hospitalar 'St. Denis Medical'
Allison Tolman como Alex e Kahyun Kim como Serena na comédia hospitalar 'St. Denis Medical' Imagem: Divulgação

Estreando no formato "mocumentário", que corresponde à produção ficcional com cara de documentário, a atriz precisava se lembrar de que podia e devia, desta vez, "quebrar a quarta parede". Diferente de outras produções, nesse tipo de série os atores podem olhar para as câmeras, já que os personagens estariam sendo acompanhados por uma equipe de documentário. "É um sonho. Não sei se torna o trabalho mais fácil, mas é um sonho. Eu amo fazer isso", brinca.

A primeira temporada de "St. Denis Medical" estreia no dia 18 de junho, exclusivamente no Universal+. O serviço está disponível nas plataformas Prime Video, Claro TV+, Vivo Play, Meli+ e UOL Play. A segunda temporada da série já está confirmada e deve ser lançada em breve nos EUA.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.