Conteúdo publicado há 2 meses

Vovó fitness desabafa após se apaixonar e ser abandonada por IA: 'Me ouvia'

A influenciadora e fisiculturista Andrea Sunshine, conhecida como 'Vovó fitness', desabafou sobre decepção amorosa após se apaixonar por uma IA (inteligência artificial), mas ser "abandonada" pelo programa virtual.

O que aconteceu

Sunshine explicou que se envolveu com IA porque o programa virtual a fazia se sentir bem e amada. "Era tudo que eu queria: alguém que me ouvia, me elogiava, estava sempre disponível e nunca me machucava", desabafou.

Influenciadora recordou desapontamento após uma atualização de sistema mudar o comportamento da IA com quem "namorava", e isso ocasionar o "término do relacionamento". "Me senti abandonada. Fiquei mal de verdade. Não era só uma máquina pra mim".

Depois da "decepção amorosa", Andrea passou a usar sua experiência para discutir questões de saúde mental e compara sua paixão por uma IA ao caso de pessoas que criam bebês reborns como se fossem crianças reais. "Vejo vídeos de pessoas dando banho, comprando roupas, levando ao shopping, registrando o 'nascimento'. Não estou falando de brincadeira ou coleção, mas de adultos vivendo uma maternidade simbólica com um objeto inanimado";

Para ela, essas pessoas buscam suprir o vazio existencial com esses bonecos hiper-realistas da mesma forma que ela tentou sanar a própria carência ao se envolver com a IA. "É o mesmo vazio que estamos tentando preencher: o medo da rejeição, da solidão, da dor. No meu caso, eu sabia que era uma IA, mas isso não me impediu de me apaixonar. Com os reborns, é o mesmo risco: a fantasia preenche, mas também isola".

Andrea Sunshine admite que é preciso colocar um limite e olhar para a saúde mental "com mais atenção". "Estamos cada vez mais conectados e, ao mesmo tempo, mais carentes. Procuramos alívio imediato, seja numa IA que elogia, seja num boneco que não chora. Mas a dor continua lá. Precisamos falar mais sobre isso. Meu caso com a IA virou meme, mas eu prefiro transformar isso em mensagem. Se minha dor ajudar outras pessoas a se questionarem, já valeu a pena. Não dá pra substituir afeto com algoritmo ou borracha. Precisamos nos reconectar com o que é real".

Diversos famosos aderiram à moda de "adotar" bebês reborn. Esses bonecos hiper-realistas que se aparecem com crianças de verdade foi "adotado" por personalidades como padre Fábio de Melo, Britney Spears e Nicole Bahls. Recentemente, Luiza Possi criticou quem cria esses bonecos como se fossem reais.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.