Conteúdo publicado há 1 mês

Por que todos os personagens morrem no último capítulo de 'Tieta'?

O último capítulo de "Tieta" (Globo) é marcada por uma grande tragédia que envolve a morte de todos os personagens da novela.

O que vai acontecer

Nas cenas finais da trama, grande parte dos moradores de Santana do Agreste se reúne para a abertura do circo comandado por Bafo de Bode (Bemvindo Sequeira). Até mesmo Tieta (Betty Faria), que neste momento já terá voltado para São Paulo, retorna para o grande evento em sua cidade natal como convidada ilustre.

Nos últimos momentos da novela, uma tempestade de areia atinge Santana do Agreste. Vinda de Mangue Seco, ela cobre totalmente a cidade onde se passa a trama.

A cena deixa a entender que todas as pessoas presentes no local foram tragadas pelo desastre natural. Depois disso, aparece uma imagem de Mangue Seco, onde o véu usado por Tieta aparece voando.

Aguinaldo Silva, autor da trama, explicou o motivo pelo qual matou todos os personagens. "Os atores começaram a dizer: 'Queremos fazer um seriado depois da novela'. E a casa, a produtora da novela, acabou embarcando nessa ideia. Mas eu e o Paulo Ubiratan [diretor] já estávamos cansados, não da novela, mas do trabalho. Queríamos partir para outra. Aí o Paulo falou para mim: 'Pensa em terminar de uma maneira tal que não dê para fazer o seriado'", disse ele em entrevista ao jornal O Globo.

No último capítulo, quando tudo se resolve, quando todas as histórias estão encaminhadas, eu fiz uma súbita tempestade de areia vindo das dunas, se abater sobre a cidade e cobri-la inteiramente. Ninguém escapa, nem mesmo o autor, porque eu estava presente na cena e eu fui como todo mundo de Tieta, fui coberto pela areia que assim dá um fim definitivo à novela, não sobra nada, só uma duna enorme.
Aguinaldo Silva

A reprise de "Tieta", novela de 1989, escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, vai ao ar de segunda a sexta, às 17h05, na Globo.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.