Cineasta palestino vencedor do Oscar foi solto, diz amigo
Ler resumo da notícia
Hamdan Ballal, diretor do documentário vencedor do Oscar "Sem Chão", foi liberado após ser sequestrado por militares israelenses em sua casa na Cisjordânia ontem.
O que aconteceu
Codiretor do documentário divulgou a notícia no X. "Após passar a noite algemado sendo agredido numa base militar, Hamdan Ballal está livre e prestes a voltar para seu lar e sua família", escreveu Yuval Abraham.
After being handcuffed all night and beaten in a military base, Hamdan Ballal is now free and is about to go home to his family.
-- Yuval Abraham ???? ????? (@yuval_abraham) March 25, 2025
Hamdan Ballal vive em Susya, um vilarejo rural na Cisjordânia. Em conjunto com a Faixa de Gaza, a Cisjordânia compõe o território da Palestina e é um dos pontos centrais do conflito com Israel, que tenta anexar essas regiões ao seu território.
Segundo relatos, conflito de ontem começou com roubo de ovelhas. À Reuters, uma testemunha afirmou que colonos israelenses tentaram roubar animais de fazendeiros palestinos em Susya. Depois, atacaram uma reunião religiosa que marca o fim do jejum diário do Ramadã. Segundo os relatos, a polícia israelense foi chamada e prendeu três homens, todos palestinos.
Ballal foi um dos presos. Yuval Abraham afirmou no X que o amigo foi linchado e teve ferimentos na cabeça e na barriga. Ballal chegou a chamar uma ambulância, mas foi retirado do veículo pelos soldados.
Ele passou a noite desaparecido. Hoje, sua advogada conseguiu contatá-lo e Ballal afirmou que ficou algemado e vendado numa delegacia, sendo espancado por dois soldados.
Israel confirmou prisão. Ao jornal Haaretz, as FDI (Forças de Defesa de Israel) afirmaram que "vários terroristas atiraram pedras em cidadãos israelenses, danificando seus veículos", mas que houve "arremesso mútuo de pedras". Os militares disseram que levaram quatro pessoas — três palestinos e um israelense — para "mais questionamentos", mas que ninguém foi detido em uma ambulância. O paradeiro de nenhum dos detidos foi informado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.