Conteúdo publicado há 26 dias

Autora da Globo revela 'relatos potentes' de mulheres com câncer após filme

O filme "Câncer com Ascendente em Virgem" estreia comercialmente na próxima quinta-feira (27), mas já ganhou exibições especiais prévias. Elas são seguidas de depoimentos comoventes de mulheres que superaram ou lutam contra o câncer, conta a diretora Rosane Svartman

O que aconteceu

Diretora se emocionou ao ouvir depoimentos e falar sobre os relatos que tem recebido após exibição para artistas da Globo, na sexta-feira (21), no Rio de Janeiro. Svartman também se prepara para estrear como autora "Dona de Mim", próxima novela das 7 da emissora.

Fizemos outras sessões abertas pelo Brasil, antes dessa, e ouvimos relatos muito potentes, como o de uma médica que a partir do filme ia procurar ser uma médica melhor, porque agora ela sabe o que acontece com a paciente que recebe o diagnóstico do câncer quando ela vai pra casa. Outra espectadora revelou que era uma paciente paliativa, tem um filho de 11 anos, mostrou o marido e a equipe médica ao seu lado e falou sobre a força que o filme deu a ela pra continuar. Depois, o marido começou a postar na internet e me escreveu dizendo que o filme devolvia a dignidade à vida, a cada mulher e seus familiares. E teve uma leitora do blog da Clélia, viu ao filme já com a descoberta de uma metástase e no debate comentou que queria que a morte encontrasse com ela vivendo. Rosane Svartman

Equipe do filme 'Câncer com Ascendente em Virgem' durante exibição nos Estúdios Globo
Equipe do filme 'Câncer com Ascendente em Virgem' durante exibição nos Estúdios Globo Imagem: Fábio Rocha/Globo

Dirigido por Rosane Svartman, o filme narra a história de Clara, uma professora de matemática que faz sucesso como influencer educacional na internet. Bem-humorada, sarcástica e às vezes debochada, ela gosta de manter tudo sob controle, mas vai precisar aprender a lidar com a vulnerabilidade quando descobre que tem câncer de mama. Com coragem e resiliência, ela enfrenta dias ruins e outros melhores ao lado da família e de amigas leais.

Enquanto luta pela cura, Clara tem a chance de celebrar a vida e de ressignificar seus relacionamentos. Filme tem roteiro de Martha Mendonça, Pedro Reinato e Suzana Pires — que também estrela o longa ao lado de Marieta Severo e Nathália Costa. É baseado na história do blog "Estou com Câncer, e Daí?", escrito por Clélia Bessa.

Nos Estúdios Globo, após a sessão, um bate-papo sobre o processo criativo emocionou as profissionais envolvidas e o público presente. Participaram a diretora Rosane Svartman, a roteirista Martha Mendonça, a produtora Clelia Bessa, a produtora de arte Camila Rodrigues, e as atrizes Suzana Pires e Carla Cristina Cardoso. Exibição foi promovida pela área de Pesquisa e Desenvolvimento Artístico dos Estúdios Globo, em parceria com a Globo Filmes, para talentos artísticos da emissora.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.