'Cidade de Deus': Roberta Rodrigues se viu como Marielle e revela choro

Mais de 20 anos depois de Berenice surgir no filme "Cidade de Deus" (2002), Roberta Rodrigues, 42, interpretará pelo segundo ano consecutivo a personagem na série de mesmo nome da Max.

O que aconteceu

Na 2ª temporada de "Cidade de Deus: A Luta não Para", Berenice enfrentará grandes desafios, principalmente após entrar para a política e ganhar mais destaque na história. "Ela vai entender que esse lugar da política, em que ela está na linha de frente, vai ter que ser ressignificado. Quando ela chega ali, vê que não é nada daquilo que ela pensava", conta a atriz nas gravações da série, que Splash pôde acompanhar.

Já no final da primeira temporada, o início da trajetória política da personagem fez com que muitas pessoas enxergassem Marielle Franco —comparação que sempre assombrou Roberta. "A Marielle para mim está num lugar intocável. Eu me neguei muito, bati muito de frente nesse lugar, até mesmo com figurino e caracterização, para que isso não fosse em nenhum momento baseado na história dela e que a imagem dela não fosse usada".

Ainda que rejeitasse a comparação e soubesse que qualquer relação de sua personagem com a vereadora seriam positivas, a atriz enfrentou um momento de desespero durante as novas gravações. Enquanto se caracterizava para rodar uma das cenas, Roberta Rodrigues se olhou no espelho e enxergou Marielle.

Eu fui fazer uma cena, uma cena muito forte da segunda temporada, e aí falaram: 'Vamos botar um turbante'. De repente, botaram tudo, olhei no espelho e eu não me vi. Eu vi a Marielle. Eu fiquei em pânico na hora, me deu uma crise de choro na maquiagem

A reação da atriz foi por conta do medo. Na visão dela, o público poderia acusá-la de se aproveitar da história da vereadora, que foi brutalmente assassinada no dia 14 de março de 2018.

Personagem de Roberta Rodrigues em 'Cidade de Deus' recebeu muitas comparações com Marielle Franco
Personagem de Roberta Rodrigues em 'Cidade de Deus' recebeu muitas comparações com Marielle Franco Imagem: Renato Nascimento

Bênção da família de Marielle Franco

Pouco depois desse episódio acontecer, Roberta Rodrigues foi surpreendida com uma mensagem de Anielle Franco. "Na outra semana, eu recebi uma mensagem da Anielle, irmã da Marielle, dizendo que ela tinha acabado de assistir a série. Que ela separou algumas cenas e assistiu com os pais dela".

Continua após a publicidade

Eu fiquei muito nervosa. Tinha muito medo, mas aí ela falou: 'Assisti com os meus pais, eles estão aqui emocionados, eles lembraram da Mari e falaram que você honrou a memória da Marielle',
Roberta Rodrigues

Diante da bênção, a atriz conseguiu respirar em paz e deixar de lado o medo das comparações. "Acho que foi a primeira vez que eu me senti em paz fazendo a série, sabendo que a Berenice ia entrar nesse lugar da política. E foi como se fosse uma validação de: pode continuar. E desde então, eu continuei em paz".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.