Ator relata racismo em gravações de 'Friends': 'Ninguém nos defendia'

Ler resumo da notícia
Steve Park, 62, ator veterano intérprete nova-iorquino com ascendência sul-coreana, relatou uma situação constrangedora no set de "Friends".
O que aconteceu
Steve participou de dois episódios do sitcom entre 1996 e 1997. Em entrevista ao podcast Pod Meets World, Park contou que o ambiente nos bastidores era hostil, e que ele ouviu mais de uma vez injúrias raciais da equipe que produzia a série.
"Já naquela época, eu senti que era um ambiente tóxico. James Hong estava nos episódios comigo, éramos as duas únicas pessoas asiáticas no elenco, e ouvi [o diretor assistente] chamando-o para o set, dizendo algo como: 'Cadê a p*rra do cara oriental? Chamem o cara oriental!'", contou.
A palavra "oriental" é considerada por muitas pessoas de ascendência asiática como ofensiva quando relacionada a pessoas. Isso é por conta da longa história de colonialismo associada ao termo. O dicionário Merriam-Webster, um dos mais respeitados da língua inglesa, inclui uma explicação sobre o termo, ratificando essa visão.
É claro que isso é maior do que Friends. Não foi a primeira vez que eu vi isso acontecendo em minha carreira, era como tudo era em Hollywood em 1997. E ninguém nos defendia, ninguém sentia a necessidade de corrigir ou repreender esse comportamento. Steve Park
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.