BBB25: O que significa o beijo entre Aline e Thamiris?
Ler resumo da notícia
Um dos assuntos mais comentados do BBB 25 foi um evento brevíssimo, durante a festa da líder Eva: um beijo que rolou entre as participantes Aline e Thamiris. Dois tipos de comentários nas redes sociais, especialmente, me chamaram a atenção: pessoas curiosas para entender como Aline havia beijado uma mulher, sendo que está envolvida com um homem, Diogo, e outras perguntando se Diogo não estaria se sentindo traído.
Independentemente de Aline e Thamiris se declararem bissexuais, um beijo não precisa necessariamente definir ninguém. O beijo entre as duas significa exatamente o que ele é: um beijo. Ou, um pouco mais explicadinho, significa que duas pessoas estavam a fim de se beijar em uma festa e se beijaram. Nada mais do que isso.
Não é importante criar logo uma classificação para uma pessoa que simplesmente deu vazão a um desejo. Achei interessantíssimo o quanto o elenco encarou com naturalidade o beijo entre duas mulheres. Comentaram, como também comentaram os beijos entre homem e mulher na casa (como o de Maike e Giovanna e Aline e Diogo), mas sem espanto ou moralismo. Também tive a impressão que o mesmo comportamento se repetiu entre os fãs, fora da casa, há curiosidade, mas não histeria.
Outro papo que me chamou a atenção nas redes sociais foi sobre traição. Aline teria traído Diogo por ter beijado outra pessoa em uma festa? Na lógica monogâmica, talvez. Mas será que traição não teria mais a ver com quebra de lealdade? Por exemplo: quando Camilla e Thamiris torcem para que sua aliada, Vitória, seja indicada ao paredão?
Em 2012, entrevistei a psicanalista Regina Navarro Lins aqui para o UOL sobre esse tema. Na época, ela deu uma declaração que viralizou na internet mais de uma vez: "Ninguém deveria se preocupar se o parceiro transa com outra pessoa". Há 13 anos, essa afirmação causou muito mais alvoroço do que causaria hoje, em que os relacionamentos não-monogâmicos são cada vez mais frequentes e discutidos com naturalidade.
Apesar de as pessoas estarem curiosas e comentando o tal beijo, a naturalidade com a qual é encarado é infinitamente mais do que em outros momentos da TV em que pessoas LGBTI+ se beijaram. Os primeiros homens a se beijar no BBB foram Gil do Vigor e Lucas Penteado, no BBB 21. Na ocasião, que nem foi há tanto tempo, muito se questionou se Lucas estava sendo oportunista, pois não havia se declarado gay ou bissexual em nenhum momento. A sinceridade de Lucas foi posta em cheque inclusive dentro da casa, mais veementemente pela polêmica Lumena. Quem lembra?
Apenas quatro edições adiante, o tal beijo entre Aline e Thamiris teve um caráter muito mais leve, dentro e fora do BBB. Só posso achar que, de fato, estamos evoluindo.
*Vladimir Maluf é psicanalista clínico formado pelo CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos), em São Paulo, jornalista e estrategista de conteúdo digital com passagens pelo UOL, Terra, Globo.com e iG e consultor sobre diversidade e produção de conteúdo digital. Ganhou o Prêmio UOL na categoria "Melhor Conteúdo" em 2020.
www.vladmaluf.com
Instagram.com/vladimirmaluf
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.