Luan Santana e mais: por que fãs estão nos 'melhores amigos' dos famosos?

Ler resumo da notícia
Você já foi incluído, aparentemente sem motivo, nos "melhores amigos" do Instagram de algum famoso? No ano passado, a cantora Billie Eilish chamou atenção ao incluir todos os seguidores na seção mais "exclusiva" dos stories.
Mais recentemente, esta repórter ficou surpresa ao perceber que estava nos "melhores amigos" da dupla Barões da Pisadinha. E, na última quarta-feira (12), alguns fãs de Luan Santana também perceberam que estavam no "close friends" dele.
Billie, Luan Santana e os Barões da Pisadinha não são os únicos. Nas redes sociais, de tempos em tempos, as pessoas relatam que estão nos "melhores amigos" de alguns famosos.
e eu que tô no melhores amigos do Dj Arana kkkkkkkkkkkkk
-- ? ? (@_russoooo) March 27, 2024
Tô no melhores amigos do Lil yacht??? pic.twitter.com/DelmWJaeqh
-- vaz #bringbackswagg (@vazx999) November 14, 2023
por que eu tô nos melhores amigos do Mc Binn?
-- Sam (@emcadacanto) February 11, 2025
e eu que tô no close friends da ariana grande!!! pic.twitter.com/rQLFVqVLY8
-- dixca and the diamonds (@diassixalmeida) January 13, 2025
Por que isso está acontecendo?
Um espaço como o "melhores amigos" traz um elemento muito trabalhado no marketing: exclusividade e proximidade. É o que explica João Finamor, professor da ESPM, em entrevista para Splash. "Antigamente os criadores de conteúdo tinham muito essa questão de proximidade e pertencimento, e com o crescimento das redes acabou que gerou esse distanciamento. Então é uma retomada de proximidade com os seguidores, para eles se sentirem parte, mais próximos, ter conteúdos mais exclusivos, e, de certa forma, mais amadores".
Além disso, os seguidores que estão nos "melhores amigos" recebem o conteúdo mais facilmente. As redes sociais funcionam por meio de algoritmos, que vão priorizar o conteúdo de quem te adicionou na seção de amigos próximos.
Dessa forma, os famosos conseguem ter um engajamento melhor em suas redes. Os stories têm mais visualizações, os seguidores respondem e curtem mais e podem, de maneira geral, se reaproximarem daquela pessoa.
Existe uma fórmula do marketing de influência que é admiração + proximidade = conexão de influência. Essa proximidade que os seguidores acabam criando, de certa forma fantasiando, é muito justamente por esse conteúdo, por estar próximo. A gente vê aí que muitos influenciadores e criadores de conteúdo trazem uma proximidade que não existe. Os seguidores, em muitos casos, acabam realmente se entendendo como mais próximos dos seus influenciadores.
João Finamor
Não dá para colocar todos os seguidores no "melhores amigos" só pelas configurações do Insta, mas é possível fazer isso com ferramentas de automação. "Hoje em dia tem várias ferramentas que você pode integrar ao seu Instagram, e ele faz essa ação, [...] não precisa ir lá e colocar um por um. Mesmo não seguindo [a pessoa], é possível".
O perfil de Luan Santana colocou seguidores no "close friends" para divulgar a nova música do sertanejo: "Aluga-se". "O artista realiza uma ação em seu Instagram no close friends (a aba de amigos íntimos da conta), e vai adicionar um grande volume de seguidores aleatoriamente para assistirem alguns conteúdos exclusivos do projeto", diz um trecho da nota da assessoria enviada para Splash.
Da mesma forma, a inclusão dos fãs no "melhores amigos" d'Os Barões da Pisadinha fez parte do lançamento da música "Vida de Pilantra", informou a assessoria do duo a Splash. A música foi lançada na sexta-feira (14).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.